sábado, 19 de dezembro de 2015

Coroa do Advento: Quarto Domingo do Advento

Coroa do Advento - texto para acompanhar o acender da quarta vela.
Depois da saudação inicial e antes do Ato penitencial.

1.º Leitor:
Bom dia, queridos amigos.
Estamos em vésperas de Natal. À nossa volta tudo se prepara para mais uma festa.
Para nós cristãos será importante que a Festa tenha Jesus no centro, pois é Ele que vem nascer no meio de nós, para ser Deus connosco.
No Evangelho veremos a pressa com que Maria sai ao encontro da Sua prima Isabel. Leva a Isabel a alegria do Evangelho que se gera no Seu ventre.
Pôr-se a caminho há de ser a atitude permanente dos discípulos de Jesus.
Sair de si, ir ao encontro dos outros, criar espaço para Jesus nascer e crescer, criar espaço para os outros, para os acolher, para os compreender, para os ajudar.
A presença Maria é bênção e toda a bênção gera vida, gera alegria, gera paz, gera luz (acender as 4 velas).
2.º Leitor:
A escolha de Deus distancia-se de muitas das nossas escolhas. Habitualmente escolhemos o que é agradável à vista e ao ouvido; a robustez e a beleza; aqueles com quem simpatizamos.
Deus escolhe o que é pequeno, pobre, último, insignificante. Não para excluir, mas para incluir. Para Ele todos contam, não há ninguém insignificante, pois todos são obra das Suas mãos.
1.º Leitor:
A Virgem de Nazaré reveste-se de esperança para nós. Ensina-nos a amar, para acolher, a partir, a dar-se, comunicando a alegria. Para Ela cada encontro é oportunidade para levar Deus e, com Deus, partilhar a alegria que não tem fim.
Não precisa que lhe digam onde pode ser prestável. Antes que Lhe peçam, já está a ajudar e a interceder. Já está a caminho. Teve pouco tempo para digerir a notícia que o Anjo Lhe deu. Não há tempo a perder. É necessário partir, é preciso ir, sair, correndo.
2.º Leitor:
A salvação está próxima, pressente-se a alegria no ventre de Maria, que nos traz e nos dá Jesus.
Preparemo-nos para escutar a palavra de Deus, invocando desde já a Misericórdia infinita do Senhor, para que venha em auxílio das nossas fraquezas e dos nossos medos.

Sem comentários:

Enviar um comentário