sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Coroa do Advento | Segundo Domingo do Advento

Coroa do Advento - texto para acompanhar o acender da segunda vela.
Depois da saudação inicial e antes do Ato penitencial.
1.º Leitor:
Bom dia, caríssimos Amigos.
Neste segundo domingo do Advento, surge João Batista. Vem preparar o caminho do Messias. Vem despertar os nossos corações e as nossas vidas. São horas de acordar. Que o dia não comece a meio ou se inicie sem nós. Queremos mais luz; mais luz, mais luz. (acender a Vela)
2.º Leitor:
A salvação de Deus está próxima e tem um rosto: Jesus Cristo. É o Rosto da Misericórdia do Pai. É um tempo novo e um reino novo; um reino sem trono nem coroa. Reino de amor e de perdão. Não exige qualificações nem se rege pelas aparências, e não necessita da força. O que precisa mesmo é de corações dispostos a amar e a servir com alegria.
1.º Leitor:
Deus tem hora marcada connosco. Deixa-Se ver em Jesus. Deixa-Se tocar. Podemos pegar-lhe ao colo ou pregá-lo numa Cruz. O poder de Deus é tanto que Se reduz à nossa dimensão humana. Precisa de um lugar, uma manjedoura, um estábulo, e quer precisar de nós. Mendiga o nosso amor.
A palavra de Deus é dirigida a João, filho de Zacarias e de Isabel. No deserto. Por vezes necessitamos do silêncio para percebermos que Deus nos fala.
2.º Leitor:
Os verbos que vão aparecer no evangelho: Clamar... Preparar... Endireitar... Altear... Abater... Endireitar... Aplanar... Ver a salvação de Deus. É para este VER que a palavra de Deus nos faz ouvintes. É para este VER que João Batista percorre toda a zona do Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados.
Os verbos põem-nos em movimento. A vinda de João faz-nos descruzar os braços e destapar o coração, arejar a mente e faz-nos sair do nosso conforto. Sair, compor o chão, alisar a terra, investir o melhor de nós, e tornarmo-nos terra trabalhada para a semente nascer, crescer e dar muito fruto.
1.º Leitor:
O Advento é um tempo de ESPERA ativa. Deus dá início à obra da salvação. Connosco. Estamos dispostos a deixarmo-nos conduzir por Ele? Queremos ver o Presépio de fora? Ou queremos fazer parte do Presépio, adorando, com Maria e José, o Deus Menino?

Sem comentários:

Enviar um comentário