quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 4.º Dia

A Alegria em dar.
       O Evangelho deste dia (Mt 15, 29-37) mostra bem a alegria em dar. Todos dão alguma coisa e dão sem puderem retribuir. A multidão dá o que tem, pouco ou muito, dá coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, para que Jesus os cure. A fama de Jesus já se espalhara e eles confiam que Jesus fará algo por eles. Lançam-lhe as pessoas como se atirassem moedas. Jesus dá o que ninguém Lhe pode retribuir: cura-os. Os coxos andam, os cegos veem, os mudos falam. E, depois dá alimento à multidão. Da multidão, 7 pães e alguns peixes pequenos. Mas o que é pouco, em Cristo torna-se suficiente, e mais que suficiente. Jesus mandam que se distribuam os pães e os peixes, chega para todos e ainda sobra.
       Também os apóstolos dão, distribuindo os pães que Jesus multiplica.
       Há mais alegria em dar do que em receber. A maior das satisfações é quando se dá a quem não tem como retribuir. Maria ensina-nos esta alegria de dar. Dá o seu SIM que parece pouco, mas é muito. Mal poderia ter imaginado que o seu sim, pequeno, nos daria o Salvador do mundo. Dá o seu seio, o seu ventre, a sua vida por inteiro. Com Deus tudo Se torna imensamente grandioso. A alegria de Nossa Senhora em dar e em dar-Se. 
       É esta alegria em dar, pouco ou muito, o que temos, que nos redime. Imitando Maria, demos, demo-nos, sobretudo a quem não nos pode retribuir, pois esse será o maior agradecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário