sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 5.º Dia

A alegria no falar.
       Dia em que se comemora São Francisco Xavier (3 de dezembro), Missionário e Padroeiro das Missões, o Pe. Diamantino propôs-se e propôs-nos a alegria do falar. Quando Jesus está para subir para o Pai fala com os discípulos e diz-lhe para irem por todo o mundo e falarem do Evangelho. Anunciar, falar, levar a Boa Nova. Não se pode conhecer o que não se conhece, e para se conhecer é preciso que alguém fale, dê testemunho.
       É o que fazem os discípulos de Jesus. Vão por todo o mundo para falarem com alegria do que viram e ouvirem. Também Maria. No dia do Pentecostes, também está lá com os discípulos, não se esquiva, recebe o mesmo mandato para falar de Jesus.
       Maria fala o essencial. Não se conhecem muitas falas de Maria que os Evangelhos nos tenham comunicado. Fala o necessário. Na anunciação, não se põe a arranjar desculpas, justificações, faz uma pergunta: como será isso que não conheço homem? E responde: faça-se em Mim segundo a Sua Palavra. Nas Bodas de Caná da Galeileia, diz o que precisa de ser dito - não têm vinho... fazei o que Ele vos disser...
       Para falar temos que saber do que falamos. Devemos falar, mas se não sabemos do que falamos ou não conhecemos, melhor é calar, porque senão sermos como latas de salsichas vazias a rolarem pela rua, só fazem barulho. Se falamos do que desconhecemos, se falamos por falar, como papagaios, é melhor não falar. É bom falar, com todos, de quem gostamos e de quem não gostamos tanto, mas que falemos do que nos aproxima, do que nos faz bem.
       Para falar de Deus, precisamos de O conhecer. Para isso teremos que falar com Ele. Para falarmos d'Ele temos de falar com Ele. É o que faz Jesus, fala com o Pai para falar do Pai. Como Maria, pode falar de Deus, porque fala com Deus. Como os discípulos, como São Francisco Xavier. Como connosco. Falemos com Deus, na oração, para falarmos de Deus àqueles e àquelas que dormem. São Francisco Xavier foi para terras distantes para falar de Deus e fazer novos discípulos para Cristo. Nós precisamos de falar de Jesus aos cristãos que adormeceram na fé, levar-lhes a alegria da Boa Nova da salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário