sábado, 5 de dezembro de 2015

NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 6.º Dia

A alegria no calar.
       No evangelho hoje proclamado Jesus manda calar, ainda que surta o efeito contrário: "Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra" (Mt 9, 27-31). A preocupação de Jesus ao pedir discrição sobre o milagre é para evitar qualquer corrida a um fazedor de milagre, um milagreiro que tudo resolva sem esforço, anulando todas as dificuldades da vida. Jesus vem anunciar a salvação, pelo perdão e pela misericórdia, pelo compromisso com os mais pequeninos e pelo esforço na justiça e na paz. Nada se fará sem esforço e dedicação. Um mundo transformado não cai do céu, mas nasce do esforço de cada um, do contributo de todos.
       Há muitas situações da vida que as palavras não conseguem exprimir tudo o que nos vai na alma. Ficam aquém do que queremos dizer. Outras vezes as palavras dizem mais do que realmente deveríamos ter dito. Dizemos e logo percebemos que já não as podemos recolher. A alegria no calar, no fazer silêncio, por vezes é a melhor maneira de demonstrarmos o que sentimos.
       Por outro lado, salientou o Padre Pregador, Pe. Diamantino Alvaíde, quem só fala, corre o sério risco de não dizer nada, pois não escuta, não procura entender o que os outros dizem. Falar só por falar, sem calar, sem fazer silêncio, sem escutar, é contraproducente.
       Maria é a Mulher da escuta. Nela se visualiza a grande alegria em calar, em silenciar. Poucas palavras aparecem no Evangelho. Diz pouco, diz o essencial. Perante o mistério de Deus, silencia, guarda tudo no coração. predispõe-se sobretudo a escutar Deus e a Sua vontade. Por isso nos pode dizer muito. Por isso pode transparecer a Misericórdia de Deus.
       Aprender a silenciar, a escutar, para que depois possamos testemunhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário