quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tabuaço: Festa da Padroeira, Festa da Comunidade

       A festa mais importante para a comunidade paroquial é a Festa da Sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Na Paróquia de Tabuaço, a solenidade da Imaculada Conceição é precedida por uma novena preparatória. Desde o dia 29 de novembro, até à véspera do dia 8, um tempo de oração, de reflexão, de encontro, sob o olhar da Virgem Imaculada.
       O Pregador da Novena e da Festa foi o Pe. Dimantino Alvaíde, Pároco de Moimenta da Beira e de Cabaços. Ao longo dos dias foi-nos falando das Alegrias de Nossa Senhora: a alegria da chegada; a alegria da partida; a alegria do recebimento; a alegria do dar; a alegria do falar; a alegria do calar; a alegria de estarmos juntos; a alegria de estar sozinhos, e a alegria do perdão. No dia 5 de dezembro, sábado, dentro da Novena o Compromisso dos Acólitos e o início da Construção do Presépio.
       O momento mais importante, como não poderia deixar de ser, foi a celebração solene da Eucaristia, seguindo-se a Procissão por algumas das ruas da Vila/Paróquia de Tabuaço, com a paragem simbólica e expressiva frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, dos quais é a Madrinha.
       Durante a pregação, o Pe. Diamantino Alvaíde, na dinâmica que nos trouxe durante a novena, encerrou com a maior Alegria de Nossa Senhora: dar-nos todas as alegrias. dar-nos Jesus. O seu sim, a Sua vida por inteiro, é acolher Jesus e dá-lo ao mundo inteiro. Essa ha de ser também a maior das nossas alegrias, receber de Maria o Seu Filho e dá-l'O a todos os que encontramos. A quantos mais levarmos Jesus melhor. Numa corrida (de bicicleta), o que chegar primeiro ganha. Como cristãos, a nossa corrida é ao inverso, corremos para que outros cheguem primeiro, vamos a empurrá-los. Quantos mais melhor. É a nossa missão. Empurramo-los para que depois eles nos puxem.
        Na Eucaristia foi distribuído o Boletim com a proposta de Reflexão do Pe. Dimantino, assumindo os dias da Novena: O dever de ser alegre como Nossa Senhora.
       Algumas imagens deste dia:
Outras imagens que temos disponíveis: Paróquia de Tabuaço no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário