sábado, 26 de novembro de 2016

Domingo I do Advento - A - 27 de novembro de 2016

       1 – Iniciamos o Advento, tempo novo de graça e salvação, que nos envolve nos preparativos para celebrarmos o nascimento de Jesus. Parece que ainda ontem celebrámos o Natal anterior e já estamos de volta. O tempo urge, parece escapar-nos como a areia por entre os dedos das mãos, ainda que tentemos retê-lo. No final não adianta calcular as oportunidades desperdiçadas, importa mesmo apanhar o comboio da vida. É inevitável que prossigamos sem apagar o passado, mas também sem ficar prisioneiros, como que num labirinto sem saída.
       Há preocupações, sonhos e projetos que seguem connosco. As árvores precisam de se adentrar pela terra para suster o peso e o crescimento dos ramos. Quanto maior a árvore (por regra) maiores as raízes.
       O Advento não se desfaz de tudo o que está antes, mas dá-lhe o colorido da festa que se aproxima, comprometendo-nos mais, fazendo-nos recordar a razão da nossa esperança e do nosso compromisso com os outros. Preparamo-nos para celebrar o aniversário de Jesus. Não é algo que se repita. Nada se repete na nossa vida. Cada instante conta. Cada segundo. É a minha vida, a tua, é a nossa vida. Todos os momentos são importantes. Todos os minutos valem!
       Um ciclo finda, outro se inicia, entrelaçando-se no anterior e projetando-nos para o futuro. Jesus alerta-nos para estarmos vigilantes, preparados para a vinda do Filho do Homem. Jesus fala da Sua vinda futura. Veio viver connosco, como um de nós. Aos discípulos daqueles dias anuncia-lhes os tempos novos que se aproximam, em que virá o Filho do Homem. Historicamente, aproxima-se a Sua morte. Após a morte advirá a Sua ressurreição, inaugurando, em plenitude, um Reino novo, de paz e esperança, de perdão e compromisso, de justiça, de serviço e de amor. Como nos dias de Noé, a vida pode passar-nos ao lado. A chegada do Filho de Deus poderá passar despercebida. O mistério da Sua morte e da Sua ressurreição passou indiferente para muitos dos seus concidadãos e conterrâneos. Também nos pode passar ao lado. Não podemos deixar o tempo correr. É preciso que saboreemos a vida e nos comprometamos com os que peregrinam connosco na história.
       Ele continua a emergir na nossa vida e a ressuscitar connosco em todo o bem que praticamos. Por ora, preparamos a celebração da Sua primeira vinda, a Encarnação, Deus que Se faz Homem, Jesus, mas em dinâmica futura. Jesus volta. Não tardará. Como nos vai encontrar? Como O vamos receber?
       2 – "Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem".
       O que se avizinha não tem de ser atemorizador! A salvação está ao nosso alcance, foi-nos colocada na palma da mão. Jesus viveu e morreu por nós, por mim e por ti. E, por mim e por ti, por nós, ressuscitou. Introduziu-nos na eternidade de Deus. Deixemos que nasça em nós, na nossa vida, que nasça e nos ressuscite, nos desperte para a vida abundante de graça e de misericórdia.
       Nada há a temer quando estamos preparados. Sabendo que Ele vem. Há 2.000 mil anos veio ao mundo. A Sua vinda conjuga-se agora no presente. Vem. E vem para ficar, para criar raízes. E para que n'Ele enraizemos a nossa vida. Lembremo-nos que os ramos crescem à medida que as raízes se fincam na terra. Ou, na imagem da videira e da seiva que alimenta os ramos e as folhas. Quando a vida de Jesus Cristo circula em nós então a nossa vida está garantida, como promessa e como tarefa. Os sustos que apanhamos têm a ver com o facto de estarmos desprevenidos. Jesus previne-nos para estarmos preparados, para O reconhecermos e O acolhermos.
       No "Principezinho", a Raposa sublinha a alegria a crescer com o aproximar do encontro com o Principezinho quando sabe a hora do mesmo. "Teria sido preferível teres voltado à mesma hora. Se vieres, por exemplo, às quatro horas da tarde, eu, a partir das três, já começo a ser feliz. Quanto mais se aproximar a hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto já estarei agitada e inquieta; descobrirei o preço da felicidade! Mas se vieres a qualquer hora, ficarei sem saber a que horas hei de vestir o meu coração..."
       Ora, Jesus diz-nos que está a chegar. Revistamo-nos de alegria e de esperança. Preparemo-nos para que não nos surpreenda distraídos. Abramos os ouvidos, os olhos, o coração, a vida por inteiro. Ele está a chegar. Não aqui ou ali. Mas em nós. Em cada pessoa que se aproxima de nós, em cada pessoa de quem nos aproximamos. Em todo o tempo! A qualquer hora!
       3 – Para o Apóstolo São Paulo não há tempo a perder. "Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo".
       Ao acordarmos vamos retardando a hora de levantar, até ao limite. É mais fácil erguermo-nos de uma vez. Espreguiçando corremos o risco de voltar a adormecer e acordar fora de horas. Para mais, agora no inverno, quando a cama está quentinha e lá fora faz um temporal. A imagem usada pelo Apóstolo é feliz. Quando o dia desponta e temos um dia de trabalho pela frente, há que levantar-nos com as energias que acumulamos durante o descanso.
       Se é dia, então não precisamos de outras luzes que não a Luz que nos vem do alto, que nos vem de Jesus. "Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, evitando comezainas e excessos de bebida, as devassidões e libertinagens, as discórdias e ciúmes... revesti-vos do Senhor Jesus Cristo".
       A fé, recordemo-lo, não nos afasta dos outros, nem do mundo nem da história. Pelo contrário, é neste mundo atual, aqui e agora, com os outros, que nos preparamos para alcançar a vida eterna. A salvação é dádiva de Deus. Acolher a salvação impele-nos a agregar os outros, amando-os, servindo-os. Não podemos chegar diante do Pai se deixarmos os irmãos pelo caminho, como aconteceu com os irmãos de José (do Egipto) que o venderam a mercadores, deixando o pai, Jacob, inconsolável!
       4 – No Evangelho, Jesus aponta a Sua vinda futura, para a qual devemos estar preparados, pelas obras de misericórdia. São Paulo fala-nos da salvação que se iniciou com a adesão a Jesus Cristo, quando abraçámos a fé, mas também da redenção que se aproxima, comprometendo-nos. Se Jesus está a chegar, há que revestir o nosso coração de alegria e de amor para O receber.
       O profeta Isaías, por sua vez, acalenta a esperança de um tempo de graça e de justiça, em que as trevas darão lugar à luz e em que as armas servirão para cuidar do mundo, transformando-o, e não para destruir os outros. Não mais as nações se levantarão umas contra as outras, viverão em paz.
       O DIA que está a chegar traz-nos a salvação de Deus. Ele próprio virá como Juiz. E lá diz o senso comum que, assim como assim, mais vale que seja Deus o juiz e não um de nós.

       5 – A oração de coleta faz a ponte entre o tempo presente e a vida eterna. "Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus".
       Com efeito, a oração dulcifica o nosso coração, tornando-o audaz, atento e decidido no cuidado aos outros, com os quais chegaremos ao Céu, experimentando-o já na nossa vida!

Pe. Manuel Gonçalves



Textos para a Eucaristia (A): Is 2, 1-5; Sl 121 (122); Rom 13, 11-14; Mt 24, 37-44.

Sem comentários:

Enviar um comentário