domingo, 15 de novembro de 2009

Fé em Migalhas

“Senhor, somente uma migalha do teu amor eu quero hoje!”
Será que você já fez uma oração assim? Dificilmente. Geralmente pedimos pelas “bênçãos”, muitas vezes no superlativo. Que Deus nos dê isto e aquilo. Que Ele faça conforme a nossa vontade. Uma fé grande pede por coisas grandes, seria a lógica.
Certa vez uma mulher estrangeira se aproximou de Jesus também pedindo pela sua ajuda, pelas suas bênçãos. À primeira impressão, parece que Jesus a rejeita, não quer saber de uma estrangeira, ao dizer que o pão era para os filhos (os israelitas) e não para os cachorrinhos. A surpresa vem, entretanto, quando ela diz que as migalhas do amor de Deus lhe bastam. Ela não precisa de um banquete. Ela sabe que apenas as migalhas serão suficientes para a sua vida, e a de sua filha, serem mudadas. Ela mostra convicção (ou mais teologicamente, fé) de que mesmo a migalha de Deus é mais forte do que toda a força humana (Leia a história toda em Mateus 15, 21-28)
Jesus elogia a fé daquela mulher que se contenta com migalhas.
Ele era de Israel, o povo que tinha todo o “banquete” do amor de Deus à sua disposição, mas que insistentemente o rejeitava. Acima de tudo, eles o rejeitavam, o próprio Filho de Deus que veio mostrar todo o amor de Deus ao mundo (Jo 3. 16). Isto porque a fé é grande por se firmar totalmente em Jesus, e aquele que tem fé sabe que mesmo uma pequenina migalha do amor de Deus já é suficiente para mudar a nossa vida.
Os cristãos também têm diante de si todo o banquete do amor de Deus, em sua Palavra e nos Sacramentos. Especialmente na Ceia, onde Jesus oferece o Seu próprio corpo e sangue para perdão de todos os nossos pecados. Mas talvez não demos atenção a isso, pois estamos cheios, fartos. Não do amor de Deus, fique claro, de nossa própria auto-suficiência, arrogância, e desejos egoístas, que nos afastam do amor de Deus e do próximo.
É, também nós precisamos começar a clamar por migalhas...

Sem comentários:

Enviar um comentário