Este é o título de um dos livros do Pe. Tolentino de Mendonça (edições Paulinas, Prior Velho: 2011).
O teu tesouro está onde está o teu coração.
Jesus Cristo fala do reino de Deus e compara-o a um tesouro que é descoberto. Quem o encontra esconde-o no campo, vai vender o que tem, volta e compra o campo... (cf. Mt 13, 44-46).
O autor parte desta parábola de Jesus para convidar a abrir a mente, o coração, a vida, a Deus, ao mundo, aos outros...com arte e com alma.
Encontrar o tesouro é apenas e só a primeira etapa... é um começo!
Comprazemo-nos na alegria.
Vendemos tudo o que temos, dispensamos tudo o que nos pesa na viagem/peregrinação da vida. Voltamos para esconder o tesouro.
O silêncio far-nos-á compreender, muitas vezes, o que é essencial e o que é acessório/dispensável. "Quando vivemos para sermos vistos falseamos a verdade profunda para a qual a nossa vida deve tender". O tesouro que encontramos leva-nos ao despojamento, à vida interior. Muito ruído afasta-nos do essencial. Antes da "descoberta", de apreciarmos o dom de Deus, não saberemos valorizar o essencial, que é invisível ao olhos mas não ao coração (Principezinho).
Escondamos o tesouro. Centremo-nos no coração, olhemos para dentro. Virá o tempo para a partilha e para a comunhão que será tanto mais rica quanto mais nos conhecermos e quanto maior for a beleza do nosso tesouro, do nosso coração. E não tenhamos medo de fazer de Cristo o nosso tesouro mais precioso. Ele nada nos tira, pode levar-nos às alturas...
Mais um livro que se lê de fio a pavio, escrito com engenho, leveza, com a profundidade que nos leva às paisagens interiores da nossa vida, com a poesia criativa do Pe. Tolentino de Mendonça.
Sem comentários:
Enviar um comentário