quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ninguém deve gloriar-se nos homens

       "Ninguém tenha ilusões. Se alguém entre vós se julga sábio aos olhos do mundo, faça-se louco, para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, como está escrito: «Apanharei os sábios na sua própria astúcia». E ainda: «O Senhor sabe como são vãos os pensamentos dos sábios». Por isso, ninguém deve gloriar-se nos homens. Tudo é vosso: Paulo, Apolo e Pedro, o mundo, a vida e a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus" (1 Cor 3, 18-23).
      Esta primeira Espístola de São Paulo aos Coríntios é um exercicio pastoral importante. O Apóstolo procura acentuar os aspectos positivos da comunidade, sublinhando o fortalecimento da fé, a vivência da caridade, a adesão alegre a Jesus Cristo.
        No entanto, há alguns perigos que se vão manifestando e para os quais Paulo chama a atenção. A tentação da divisão é um deles. Por outro, a tentação do poder. Insinua-se que começava a haver partidários do Apóstolo, de Apolo, de Pedro... São Paulo, ontem como hoje, deixa claro que a referência fundante e fundamental é JESUS CRISTO.
       Pedro, Paulo, Apolo, cada um de nós, é de Jesus Cristo e trabalha para irradiar e aprofundar a vivência do Evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário