domingo, 9 de setembro de 2012

Seguir Cristo na escola de Sta Eufémia - 3.º dia da Novena

       O terceiro dia da NOVENA de Santa Eufémia é coincidente com o XXIII Domingo do Tempo Comum (ano B), e na ligação à Palavra de Deus proposta para hoje, a reflexão acentuará a forma como Santa Eufémia acolheu Jesus Cristo, como Se alimentou da Palavra, como abriu os ouvidos para escutar Jesus para lá do ruído exterior e como usou a língua para animar outros cristãos que enfrentaram a perseguição e a morte.
       Na primeira leitura, o profeta Isaías desafia à confiança e fé em Deus, na certeza que o próprio Deus virá salvar-nos. Santa Eufémia ilustra esta mesma confiança, chegando mesmo a pedir ao Juiz Prisco que lhe conceda a coroa da glória para mais rapidamente se encontrar face a face com Deus que salva, adiando a morte dos seus companheiros. É a Cristo que se quer unir eternamente.
       No Evangelho, Jesus cura o surdo-mudo. Depois de curado, louva a Jesus Cristo. "Effatá" é a palavra que acompanha este prodígio. Abre-te. É um dos ritos do batismo, para que quando chegar o tempo os ouvidos se abram para escutar a Palavra de Deus e a língua se solte para professar a fé em Jesus, para louvor e glória de Deus Pai.
       Santa Eufémia é uma ouvinte atenta da Palavra de Deus. Absorve-a na sua vida. Proclama a fé publicamente. Diante do Juiz - "Tanto as ordens do imperador quanto as tuas devem ser obedecidas, se não forem contrárias ao Deus do Céu; mas se forem contrárias a Deus, devem ser não apenas desobedecidas mas combativas". E professa a fé animando os companheiros de infortúnio, com alegria, com cânticos e orações, sem temer o que sucederá, porque tudo o que suceder será para glorificação de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário