sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Santa Eufémia: tomar a Cruz e seguir Jesus

       O oitavo dia de novena coincide com a festa da Exaltação da Santa Cruz. Daí que a reflexão neste dia verse sobre o seguimento de Jesus e das exigências próprias de quem se dispõe a deixar tudo para O seguir.
       A CRUZ é sem dúvida o símbolo mais expressivo do cristão.
       Mesmo que todas as cruzes do mundo desaparecessem, não desapareceria a Cruz de Cristo, isto é, a entrega, a doação, o sacrifício de Jesus Cristo, no alto da Cruz, permanecerá para a eternidade. Obviamente que a cruz de Jesus não é um apelo ao sofrimento, ou ao sacrifício pelo sacrifício, é, antes de mais, a expressão do AMOR de Deus para connosco, que nos entrega o seu Filho, para que Ele nos substitua, redimindo a humanidade inteira, e colocando-nos de novo em comunhão com os outros e em comunhão com Ele.
       O amor à cruz de Jesus está expresso na vida e na oferenda de Santa Eufémia. Encaminha-se para a morte na certeza de realizar um gesto semelhante ao de Jesus Cristo. Ele morre por toda a humanidade, morre também por ela. A jovem Eufémia encara a morte como oportunidade de encontro com Jesus Cristo, morre por Ele, ou, dito de outra forma, morre para afirmar a sua fé em Jesus Cristo e na verdade do Seu evangelho.
       O próprio Jesus desafia: "quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de Mim".
       A fé em Jesus Cristo não livra Eufémia do sofrimento, da perseguição, nem a livra da morte, mas ela sabe que podem destruir-lhe o corpo, mas sobre a alma só Deus tem poder, e um poder que se caracteriza pela caridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário