segunda-feira, 19 de maio de 2014

XIX Jornada Diocesana da Juventude - 2014

       No fim de semana 16 e 17 de maio, realizou-se a XIX Jornada Diocesana da Juventude, com a presença do GJT (Grupo de Jovens de Tabuaço). Um ano depois da Jornada realizada em Tabuaço, no Santuário de Santa Maria do Sabroso, em Barcos, desta feita, em 2014, no Santuário de Nossa Senhora da Carvalha, em Freixo de Numão, envolvendo as Zonas Pastorais de Meda e de Vila Nova de Foz Côa.
       Momentos diversificados da Jornada, com workshop's, Eucaristia - o centro da Jornada -, e com festa e animação quanto baste.
       Na Eucaristia, o Sr. Bispo, D. António Couto, partindo da liturgia da Palavra do 5.º Domingo da Páscoa e da temática da Jornada - "Eu vos envio a vós" (Jo 20, 21), envolveu a assembleia com palavras muito vivas, desafiando todos, especialmente os jovens, a irem, viverem, anunciarem com alegria e paz, o Evangelho. Jesus mostra o Pai. Os cristão hão de mostrar Jesus. Para isso é necessário vivê-l'O. Ele é a Pedra angular, como refere São Pedro, nós as pedras vivas, animadas pelo Espírito Santo. As pedras, estando vivas, movem-se, vão, formam a Igreja e interagem. Oração e Palavra de Deus que devem ocupar Bispo e sacerdotes, mas também os demais cristãos. Serviço das mesas, caridade, atenção aos mais frágeis.
       "Somos palhaços, se dizemos uma coisa e fazemos outra. Eu, Bispo, os padres, vós. Somos palhaços, se não fazemos o que dizemos". (Sublinhe-se a propósito, que durante a manhã havia alguns palhaços a animar os grupos que chegavam. O palhaço, mesmo estando triste, tem que animar, sorrir, fazer rir, faz rir os outros e por vezes a chorar por dentro). O cristão há de transparecer o que lhe vai dentro, deixando-se "abanar" pelo Espírito Santo, para ser música nova, para ser mensageiro da esperança e do amor, da alegria e da paz.
       Algumas imagens deste dia disponibilizadas nas páginas de jovens e Secretarido Diocesano da Juventude:
Para mais fotografias visitar o perfil da página da Paróquia de Tabuaço no facebbok.

Sem comentários:

Enviar um comentário