sábado, 5 de dezembro de 2009

Senhor, faça-se a minha vontade...

       Ao rezarmos, muitas vezes, todos nós, procuramos condicionar a vontade de Deus.
       O Frei Café, ontem durante a pregação da Novena da Imaculada Conceição, explicitou a forma como muitas vezes a nossa vontade nos leva a pedir a Deus aquilo que pensamos ser melhor para nós. Faz com isto aconteça, faz com que suceda aquilo, por vezes na procura do nosso bem, outras vezes no desejo que os outros possam receber castigo pelo que fizeram e que entendemos ter sido mal.
       Em todo caso, Deus não castiga, não é capaz de castigar. Deus ama, a sua capacidade é amar e amar sem medida.
       Suplicámos para que Deus realize a nossa vontade. Há sempre dificuldade em rezarmos para que se cumpra a vontade de Deus: "Faça-se a Tua vontade, Senhor". É no entanto esta a oração dos santos. É a oração de Jesus, no Horto das Oliveiras, quando pede a Deus Pai para o livrar daquela hora, mas logo acrescentando: Faça-se a Tua vontade e não a minha.
       É esta também a atitude orante de Nossa Senhora: "Faça-se segundo a Tua vontade". A resposta de Maria ao Anjo revela a humildade em aceitar que se cumpram os desígnios de Deus. E por conseguinte, mesmo quando há alguma dificuldade em compreender, Maria guarda as palavras de Deus no coração, meditando-as.
       Esta novena da Imaculada Conceição, com a reflexão pertinente do Frei Café, vem ajudar-nos a aceitar a vontade de Deus. Por vezes temos medo que ao cumprir-se a vontade de Deus possamos enveredar por caminhos mais difíceis. Mas Deus ama-nos e se a Sua santa vontade se realizar será sempre para nosso bem maior e para bem da humanidade.

1 comentário:

  1. Há muitas vezes em nós o receio de a nossa vontade não ser igual à vontade de Deus e quase sem consciência condicionamos Deus, rejeitando que Ele actue. Deixar que Deus comande a nossa vida não é fácil pois até parece de deixamos de ter o livre arbítrio dela própria. Mas nada se compara à tranquilidade que se sente quando depositamos verdadeiramente nas mãos do Senhor tudo o que nos atormenta...
    Obrigada pel partilha

    ResponderEliminar