segunda-feira, 19 de julho de 2010

Douro em chamas...

       "Douro em chamas. As lutas liberais no Douro", é o título do 5.º romance do Pe.  Joaquim Correia Duarte, apresentada no dia 24 de Abril, no Auditório da Câmara Municial de Resende.
       Depois de termos recomendado os anteriores como leituras obrigatórias, mais este romance que revisita a história de Portugal, que também se fez em terras do Douro, com as lutas miguelistas/liberais.
       No meio da trama, espaço e tempo para o romance de Jorge Marçal, de Foz Côa, e de Margarida, de Resende, cujo encontro se dá na Lapa, cuja distância territorial e as opções partidárias dos pais (e consequentemente, famílias), os afastam... até quando?! Até à eternidade...
       As terras são nossas conhecidas, bem como algumas histórias/estórias bem populares, como a da Granja do Tedo, com o Custódio e a Maria Coroada (a auto-intitulada Terceira Eva). Resende, Cinfães, Lamego, Castro Daire, Tabuaço, Armamar, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Pesqueira, Foz Côa, Régua, Vila Real, Porto, Viseu... e outras paisagens nacionais, e as lutas travadas entre povoações e/ou facções... Em Tabuaço, as escaramuças entre Barcos e Tabuaço, a história célebre da Granja do Tedo, mas também a passagem por Longa...
       Depois da leitura, a sugestão. Vale a pena: introduz-nos numa época da nossa história, no contexto da nossa região, de fácil e agradável leitura, lê-se como está escrito, ao correr da pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário