terça-feira, 20 de julho de 2010

O que fizer a vontade de meu Pai

       Enquanto Jesus estava a falar à multidão, chegaram sua Mãe e seus irmãos. Ficaram do lado de fora e queriam falar-Lhe. Alguém Lhe disse: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Mas Jesus respondeu a quem O avisou: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?». E apontando para os discípulos, disse: «Estes são a minha mãe e os meus irmãos: todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe» (Mt 12, 46-50).

       Neste encontro com a multidão e com a aproximação de Sua Mãe e irmãos (parentes próximos), Jesus mostra claramente a prioridade: Deus, a escuta da Sua palavra e, consequentemente, a vivência dos Seus ensinamentos.
       Não é, como muitos estudiosos já concluíram, uma crítica, velada ou directa, à Sua Mãe. Isso não está em causa. Acentua, ao invés, a ligação entre uns e outros pela escuta da palavra e pelo seu cumprimento vivencial.
       Maria assume as duas dimensões, é Mãe biológica de Jesus, acolhe-O no Seu ventre, é Mãe de Jesus procurando em tudo fazer a vontade de Deus, na fidelidade ao Seu compromisso: "Faça-se..."
       Como sermos família de Jesus? Cumprindo a vontade de Deus...

Sem comentários:

Enviar um comentário