segunda-feira, 26 de julho de 2010

Na pele do outro...

       Bom dia Meu Filho, Minha Filha!
       É bom que repares no teu modo de olhar os estranhos; é que, por vezes, és tu o estranho. É bom que prestes atenção aos que te pedem ajuda; é que, noutro momento, foste tu o que precisou de ajuda. É bom que tenhas cuidado na relação com os doentes; é que, um dia, serás tu o doente.
       Sempre que puderes experimenta fazer este exercício de imaginação: e se fosses o outro? O que sentirias? Como gostarias de ser tratado? O que serias capaz de fazer por ele?
       Só se vê bem com o coração. Quando és capaz de te pôr no lugar do outro, sintonizas com o seu coração. E se o teu coração muda, o teu olhar muda. Então tudo muda. E tu tornas-te capaz do que antes te parecia impossível.
       Um abraço deste Pai que te ama.

João Delicado, in Deus reza de manhãzinha.

2 comentários:

  1. Só colocando-se na pele do outro se pode verdadeiramente prestar ajuda.
    Mas...há um mas, eu não sou o outro e se me ponho no lugar do outro nunca poderei ajudá-lo.
    Prefiro ser eu na minha pele sabendo que o outro sofre e precisa de ajuda mas manter-me em acção de ajuda.
    Não sei se me explico bem
    Se eu me meto na pele do outro sofro com ele morro com ele e nesse caso não o psso ajudar.

    Mantendo-me "cuidadora, enfermeira ou médico eu posso ser muito útil.
    Claro nunca por nunca me posso esquecer da caridade da compaixão nem do amor e essencialmente das minhas competências profissionais que ás vezes são limites falo do caso da morte...

    Abraço amigo
    Isto é apenas uma opinião duma pessoa que também já sofreu
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Utilia, e desde logo obrigado pela participação.
    É uma perspectiva interessante. Com efeito, na reflexão acentua-se a empatia de corações, aqui a necessidade de compreender, mantendo-se numa atitude de ajuda. Vem-me à lembrança a reflexão de Jesus sobre estar no mundo mas não ser do mundo, só dessa forma se poderá transformar o mundo. Se me identifico totalmente com o mundo acabo por ser do mundo, de ser como o mundo, ou bem entendido, como o mal.
    Boa semana em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar