sábado, 10 de dezembro de 2011

Pregação na Festa de Nossa Senhora da Conceição

       A pregação na novena de preparação para a Festa da nossa padroeira, de Tabuaço, e na solenidade da Imaculada Conceição esteve a cargo do distinto e jovem sacerdote Pe. António Jorge Giroto, pároco de Alvite, Leomil e Sever, in solidum com o Pe. Bráulio Félix.
       Se quiséssemos recorrer a lugares comuns diríamos que foi uma lufada de ar fresco, uma pedrada no charco. Não deixou indiferentes os que tiveram a oportunidade de participar nos vários dias da novena nem as muitas pessoas que se congregaram para a Solenidade da nossa Padroeira.
       No dia da Festa, o Evangelho  é o da anunciação do Anjo a Nossa Senhora de que vai ser a Mãe do Filho de Deus. O nosso pregador partiu precisamente deste Evangelho para nos guiar à vida de Maria, para com Ela seguirmos Jesus Cristo, enchendo-nos do Seu Espírito, procurando fazer com que a fé se estenda à prática de cada dia.
       Deus escolhe pessoas concretas. Escolhe uma jovem, Maria, num tempo e lugar determinados. É de uma pequena cidade, Nazaré. Tem a sua vida, está noivo de um homem chamado José. Não cai do Céu, não surge das nuvens, é uma mulher concreta, real, histórica. Também a nós Deus nos chama na nossa realidade, com a nossa fragilidade e com as nossas qualidades.
       É VIRGEM. É totalmente para Deus, corpo e espírito. Concebida sem pecado. Nela a Santidade não é uma adjectivo que se acrescente. É sumamente pura. É a cheia de graça. Quando o Anjo Lhe diz "Avé cheia de Graça, o Senhor está contigo", não se refere ao passado, a uma situação estanque, é actual, dinâmica, a Graça está em acção, como sim de Maria, não de uma vez para sempre, mas concretiza nos diversos momentos da Sua vida, na visitação a Isabel, ou nas Bodas de Canaã.
       Ela diz sim, mas não de qualquer maneira: "como será isto se não conheço homem?" A fé não é irracional, cega. Com Maria devemos procurar a inteligência da fé. A fé envolve a nossa vontade, o nosso sentir, a nossa inteligência, envolve-nos em toda a nossa vida e suas dimensões.
       Nela não encontramos uma falsa humildade, que se descompromete. Podia lamentar-se, dizer que não era capaz. Quantas vezes nos desculpamos com a nossa incapacidade, "não sou capaz", há pessoas que o façam melhor... Maria responde: faça-se em mim segundo a tua palavra.
       É uma resposta que se efetiva em outros momentos. Sabe que a Sua prima Isabel está grávida, em idade avançada e vai ao seu encontro para a ajudar, apressadamente dirige-se para a montanha. Quantas Isabeis existem na nossa vida, no nosso tempo, na família, na comunidade, à espera da nossa visita, do nosso testemunho, da nossa ajuda?
       O caminho de santidade transparece em Maria. Pode também transparecer em nós.
       Outra dimensão importante na vida de Nossa Senhora e dos cristãos é a alegria. Por vezes o nosso rosto não transparece o rosto de gente salva por Jesus Cristo. Em Maria é notória a alegria de ser a Mãe de Deus, que extravasa como testemunho: a minha alma exulta de alegria... Isso mesmo é visível na visitação. Isabel tem essa prova. Também ela testemunha a alegria pela proximidade do Messias: logo que ouvi a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio...
       Quando nos aproximamos do Natal, exultemos de alegria porque trazemos em nós o Deus Menino, Jesus Cristo, dêmo-l'O à luz com alegria...
       Há-de haver na sua vida momentos de dor, de sofrimento de cruz. Mas a confiança em Deus leva-la-á até à ressurreição. Como cristãos não devemos ter (Não temas...), contemplar a cruz para vermos surgir a luz da ressurreição...

Sem comentários:

Enviar um comentário