segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Viver na nostalgia do passado ou no desejo do futuro

      No 6.º dia da Novena da Imaculada Conceição, o Pregador, Pe. Giroto, centrou a sua reflexão à volta do Evangelho de São Mateus, sobre o nascimento de Jesus.
        Habitualmente, a novena inicia com a recitação do Terço e a Eucaristia, incluindo a pregação, numa única celebração. Ao domingo, o Dia do Senhor, a novena tem uma configuração ligeiramente diferente, com a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, e que inclui o terço e a meditação.
       Depois da recitação do terço, a proclamação do Evangelho do nascimento de Jesus, para de seguida o Pe. António Giroto encetar a meditação do dia.
  • Jesus nasce numa pequena cidade, quase insignificante, mas nem por isso desprovida de simbolismo. Belém significa a casa do pão. Pão do deserto, o Maná, com que Deus alimenta o Seu povo; pão da Eucaristia, que Se transforma em Corpo de Cristo, com que nos alimentamos até à vida eterna, e que agora adoramos; pão dos pobres que somos chamados a partilhar, a distribuir pior quem o não tem.
  • Por vezes vivemos na nostalgia do passado ou no desejo do futuro e esquemo-nos de viver o presente. Queremos regressar ao passado que já não volta, ou antecipar o futuro que ainda não vem. Quando comemos a maça verde ela faz-nos mal, pois ainda não tem todas as propriedades que lhe são próprias e que nos tornam mais fortes. Maria espera 9 meses, com paciência e alegria. Ao fim desse tempo torna-se Mãe de Deus, do Deus que vem e que fica, torna-Se homem para nos divinizar. Rezamos, pedimos a Deus, mas não Lhe damos tempo, com pressa não esperamos por Ele.
  • Depois do nascimento, Maria não fica com o menino nos seus braços, coloca-O na manjedoura, para que O possamos tocar, pegar ao colo, fazer-lhe mimos. Ele está assim tão perto de nós, como agora no Santíssimo Sacramento.
  • Os Magos vêm, vêem e adoram-n'O e deixam-se transformar por Ele. No encontro pessoal com Jesus, o Deus menino, os Magos mudam de vida, voltam por outro caminho. Quando nos encontramos com Deus, com Jesus Cristo, também mudamos, não podemos regressar à mesma vida, aos mesmos hábitos.
  • Uma das frases, colocada na Igreja, e lema para os meses de Outubro e Novembro é "Ide e Ensinai". Mas antes disso é preciso vir e ver, fazer a experiência de encontro pessoal com Cristo e então, depois ir anunciá-l'O em palavras e obras, ou melhor testemunhá-l'O pela caridade.
  • É necessário vir para ver e não estar à espera de ver para vir, senão não vimos e não vemos. Se viermos, podemos vê-l'O assim desta forma, tão perto de nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário