terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Preparai no deserto o caminho do Senhor

       Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que terminaram os seus trabalhos e está perdoada a sua culpa, porque recebeu da mão do Senhor duplo castigo por todos os seus pecados. Uma voz clama: «Preparai no deserto o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas...
       Sobe ao alto dum monte, arauto de Sião; grita com voz forte, arauto de Jerusalém; levanta sem temor a tua voz e diz às cidades de Judá: «Eis o vosso Deus. O Senhor Deus vem com poder, o seu braço dominará. Com Ele vem o seu prémio, precede-O a sua recompensa. Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais dispersos; tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso» (Is 40, 1-11).
       O advento é preparação do que vem, ou melhor d'Aquele que vem, mas igualmente antecipação. A certeza inabalável de que vai chegar o Messias de Deus e com Ele um tempo de paz, de prosperidade, de justiça, de conciliação, motiva a alegria, o júbilo.
       Isaías é peremptório, é tempo de consolação, de esperança, pois Deus vai chegar, já se ouve a voz que clama no deserto a preparar o caminho para o Senhor. É tempo de nos deixarmos envolver por este desafio, prepararmos o nosso coração e a nossa vida para acolher o Deus que vem até nós, para o descobrirmos em nós e nos outros, à nossa volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário