quarta-feira, 26 de abril de 2017

Paróquia de Tabuaço: Festa de São Vicente Ferrer 2017

       São Vicente Ferrer nasceu em Valencia, Espanha, em 1350. Entrou para os Dominicanos (Ordem dos Pregadores de São Domingos) com 17 anos. Nesta época, a Igreja Ocidental vivia o grande cisma, com dois Papas, um em Avinhão, na França, e outro em Roma, em Itália.
       Fez a sua profissão religiosa em 1368 e foi ordenado sacerdote em 1374.
       Andou por Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Inglaterra e Irlanda e muitas outras regiões, defendendo sempre a unidade da Igreja, o fim das guerras, o arrependimento e a penitência, como forma de esperar o regresso iminente de Cristo. Tornou-se uma das vozes mais respeitadas da Europa. 
       Exortava as pessoas à conversão: a vinda de Jesus Cristo está próxima. Vicente é, para a imaginação popular, “o pregador do fim do mundo”. Muitas vezes era chamado a intervir como árbitro de paz.
       Morreu no dia 5 de abril de 1419, na cidade de Vannes, Bretanha, na França.
       Foi canonizado pelo Papa Calisto III, em 1455.

       Em Tabuaço venera-se desde o séc. XV ou XVI. A povoação formou-se a partir de uma ermida erigida em sua honra, crescendo a partir daí. Não deveria ser muito distante da atual Capela.
A imagem de São Vicente representa-o com o traje dominicano. Na imagem original, teria asas, sendo visíveis dois buracos na parte superior das costas, onde estariam incrustadas as asas que entretanto desapareceram, por ser apelidado de “anjo do apocalipse”. Sentado aos pés, a judia que ele ressuscitou e que se converteu ao cristianismo.

       A 5 de abril celebra-se a memória litúrgica de São Vicente Ferrer. Tal como no ano anterior, também em 2017 a festa foi dividida por dois momentos, dois dias. No dia 5, a celebração da Santa Missa na Capela. No dia 22, sábado seguinte à Páscoa, Festa mais popular, com Procissão da Capela para a Igreja, celebração da Santa Missa, com as crianças e adolescentes da catequese, regresso da Procissão e da imagem de São Vicente sua capela. Havendo, depois, lugar para o convívio, com jantar e um grupo musical.

       Algumas fotos dos dois dias de festa:

Para as outras fotos disponíveis visitar a Paróquia de Tabuaço no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário