segunda-feira, 24 de abril de 2017

Todos ficaram cheios do Espírito Santo

       A liturgia da Palavra em tempo de Páscoa vai mostrando como a comunidade dos primeiros discípulos fazem a experiência de Jesus ressuscitado e como dão testemunho da Sua presença, ainda que de forma gloriosa. Através deles, o Espírito de Cristo vai agindo na história. A condição para sermos discípulos é acolher o que vem de Deus, a predisposição para seguir Jesus nos caminhos atuais, com as suas dificuldades e com as suas potencialidades. Ele superará a nossa imperfeição, agirá também através de nós com as nossa fragilidades. Vejamos como Pedro e João agem em nome de Jesus:
Pedro e João, tendo sido postos em liberdade, voltaram para junto dos seus e contaram-lhes tudo o que os príncipes dos sacerdotes e os anciãos lhes tinham dito. Depois de os ouvirem, invocaram a Deus numa só alma, dizendo: «Senhor, Vós fizestes o céu, a terra, o mar e tudo o que neles se encontra; Vós dissestes, mediante o Espírito Santo, pela boca do nosso pai David, vosso servo: ‘Porque se agitaram em tumulto as nações e os povos intentaram vãos projectos? Revoltaram-se os reis da terra e os príncipes conspiraram juntos contra o Senhor e contra o seu Ungido’. Na verdade, Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se nesta cidade com as nações pagãs e os povos de Israel contra o vosso santo servo Jesus, a quem ungistes. Assim cumpriram tudo o que o vosso poder e sabedoria tinham de antemão determinado. E agora, Senhor, vede como nos amea¬çam e concedei aos vossos servos que possam anunciar com toda a confiança a vossa palavra. Estendei a vossa mão, para que se realizem curas, milagres e prodígios, em nome do vosso santo servo Jesus». Depois de terem rezado, tremeu o lugar onde estavam reunidos: todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar com firmeza a palavra de Deus. (Actos 4, 23-31).
       No Evangelho, proposto para este dia, o encontro luminoso entre Jesus e Nicodemos:
Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe: «Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». (Jo 3, 1-8).
       Jesus diz a Nicodemos que é necessário nascer de novo, com a força do Espírito Santo que nos renova e transforma. É sob a inspiração e a fortaleza do Espírito Santo que os Apóstolos, sem temor, anunciam Jesus Cristo Ressuscitado. Há de ser com esta força que Nicodemos, e cada um de nós, se tornará discípulo de Jesus. É Ele que nos atrai, nos desafia e no envia. Cabe-nos permitir que o nosso coração se predisponha a esvaziar-se de nós, a morrer para o nosso egoísmo, para nos enchermos de Deus, para ressuscitarmos em Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário