sábado, 12 de setembro de 2009

Santa Eufémia: a alegria de quem ama

       A festa de Santa Eufémia, como de qualquer santo, terá tanto mais sentido, quanto mais se tornar em desafio, uma interpelação para cada um de nós e para a comunidade crente.
       A festa, na pespectiva mundana, já assume importância, na medida em que é espaço e tempo de convívio, de encontro com familiares, com pessoas de outras terras, de devertimento, relaxando das dificuldades e trabalhos do dia a dia, quando existem.
       Para nós crentes, a festa é e deve ser reforçada pelo testemunho da vida do santo que celebramos. Daí também o tempo de novena, como oportunidade de reflexão sobre a vida de Santa Eufémia, neste caso, e sobre os aspectos da nossa vida que podem ser melhorados.
       A jovem Eufémia mostra-nos uma alegria contagiante diante dos perigos que a afligem. Sabe que se aproxima o seu martírio. Mas não são as adversidades que a desmobilizam ou a paralizam. Mantém o discernimentio muito vivo: morrer por Jesus Cristo é uma honra que a levará a receber a coroa de glória na eternidade.
       Manifesta ao perseguidor a pressa em se juntar ao grande número de mártires, para assim se encontrar em definitivo com o seu Amado: Jesus Cristo.
       Que, em Santa Eufémia, encontremos a firmeza na afirmação positiva da nossa fé em Jesus Cristo e no seu evangelho de amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário