segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Santa Eufémia, a família e o ambiente cristão

       Este é o primeiro dia da novena, em honra de Santa Eufémia, na paróquia de Pinheiros.
       Nasceu à volta do ano 288. É uma data aproximada e possível. Não há, como em relação a muitos personagens da história, um registo de nascimento. A sua morte, aqui há mais certezas, foi em 304. Foi morta com 15/16 anos. Daqui se chega ao ano de nascimento.
       A família deve ter tido, como tem na vida das pessoas, um papel preponderante, mas naturalmente também o ambiente em que nasceu e cresceu.
       A família era nobre. O pai chamava-se Filofrónio (ou Filofrono) e era senador. A mãe chamava-se Teodora (ou Teodósia). Eram cristãos e é como cristã que Eufémia é educada. Sendo uma família rica e nobre, Eufémia teve a oportunidade de estudar.
       Na cidade onde nasceu, Calcedónia, florescia o cristianismo. O ambiente, tal como a família, contribui para a formação da pessoa, no bem ou no mal. A cidade cristã viu, com a perseguição de Diocleciano, imperador romano, grande perseguidor do cristianismo, muitos cristãos serem perseguidos e mortos. O sangue de mártires, diria São Cipriano, é semente de cristãos. Eufémia fortalece a sua fé em Cristo, com o testemunho de muitos cristãos que não temem morrer por Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário