sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bento XVI em Inglaterra: escolas católicas

       Bento XVI afirmou que o ambiente de “respeito e a confiança” é o exigido nas escolas católicas, que acolhem crianças e jovens.
       Agradecendo a todos aqueles garantem “um ambiente escolar seguro para crianças e jovens”, o Papa sublinhou a necessidade dessa ser uma garantia das escolas católicas.
       “A nossa responsabilidade para com aqueles que nos são confiados exige nada menos que isso. Na verdade, a vida da fé apenas pode ser acarinhada quando o ambiente prevalecente é um de respeito e confiança. Rezo para que isto continue a ser a marca das escolas católicas neste país”, concluiu Bento XVI.
Afirmações do Papa durante a sua visita, hoje, dia 17, ao St. Mary’s University College, em Twickenham, Londres, onde realçou a importância do trabalho desenvolvido pelos religiosos e religiosas cristãos, ao nível da educação no Reino Unido.
       “Vocês formam as novas gerações, não apenas em termos do conhecimento da fé, mas também em termos do que significa viver como cidadãos responsáveis, no mundo de hoje”, disse o Papa.
       Bento XVI referiu-se também ao papel do professor. Para o Papa, o professor não se pode limitar “à transmissão de informação, ou ao aprofundamento das capacidades dos alunos para que contribuam para o progresso económico da sociedade”. A sua missão deve incidir sobretudo “na formação do ser humano, ajudando os alunos a conseguirem viver a vida em plenitude”.
       Trata-se de ajudar a construir “uma sabedoria verdadeira, que é indissociável de um conhecimento profundo do Criador” explicou Bento XVI, para quem “esta dimensão transcendente do estudo e do ensino” esteve muito presente na obra dos monges que ajudaram a espalhar a fé cristã nas ilhas britânicas.
       Bento XVI visita o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro, passando pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Sem comentários:

Enviar um comentário