quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Morreu Bispo Auxiliar de Lisboa

D. Tomaz Barbosa da Silva Nunes,
       bispo auxiliar de Lisboa, faleceu durante a noite desta Quarta-feira, 1 de Setembro, confirmou o Patriarcado de Lisboa à Agência ECCLESIA.
       D. Tomaz Nunes nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942.
       O prelado era licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, era também Mestre em Ciências da Educação pela mesma Universidade, especializando-se em Administração e Gestão Escolar.
       Ordenado presbítero em Novembro de 1973, D. Tomaz foi assistente adjunto em Lisboa da Liga Operária Católica (LOC), em 1977, passando, a partir de Janeiro de 1981, a assistente diocesano, cargo que exerceu até 1998. Durante nove anos foi também assistente da Juventude Operária Católica (JOC).
       Desde 1989, era director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.
       O prelado foi assistente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, leccionando no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas.
       Em Março de 1998, foi nomeado Bispo Titular de Elvas e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação episcopal decorreu em Maio, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na paróquia a que pertencia.
       Durante seis anos foi Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, eleito em 13 de Abril de 1999 e reconduzido em 11 de Abril de 2002.
       Desde 2005 era Vigário-Geral e Moderador da Cúria do Patriarcado de Lisboa.
       Durante os últimos anos foi o intermediário com o Governo para a Educação Cristã nas Escolas, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
       Era presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e vogal da Comissão da Pastoral Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário