Setembro é um mês mágico no Douro: é tempo de vindimas.
O verde exuberante que as vinhas adquiriram na Primavera e Verão, apresenta-se agora com um tom levemente acastanhado, sinal de envelhecimento das folhas e normal amadurecimento das uvas.
Quem visita a região nesta altura, tem oportunidade de experimentar uma sensação de calma e serenidade, motivadas não só pelo colorido da vegetação, mas também pela diminuição gradual do calor e queda das primeiras chuvas.
O Outono está a chegar e com ele a altura das colheitas. O ambiente calmo da natureza, faz contraste com a agitação das pessoas, que se empenham em mais uma colheita, fruto de um ano de trabalho e preocupações.
Este ano as vindimas começaram mais cedo, entre 10 a 15 dias, o que é normal nesta região, por causa do tempo quente e seco. As uvas estão maduras e prontas para serem colhidas.
Em toda a vasta região vinícola do Douro, este acontecimento, geralmente alegre, move tudo e todos. Nesta altura, todas as infra-estruturas necessárias, estão preparadas para a recolha de uma das maiores produções de vinho do mundo, entre eles o famoso "Vinho do Porto", precioso néctar dos deuses.
No Douro podemos dizer: "A tradição mantém-se".
Sem comentários:
Enviar um comentário