sábado, 24 de outubro de 2009

Padre DAMIÃO, um coração de ouro


No dia 11 de Outubro de 2009, o santo Padre, Bento XVI, canonizou o Padre Damião, o Apóstolo dos Leprosos. Fica aqui uma leitura interessante, expressiva, que abarca a vida de José de Veuster, belga, sétimo de oito filhos. A sua vocação missionária. A sua missão no distritto de Puna, nas ilhas Sandwich, Havai, e depois no distrito de Kohala e, a partir de 1873 em Kalawao, aldeia de Malokai, ilha para onde eram desterrados os leprosos. Vai com saúde e cheio de vontade em ajudar os leprosos. Morrerá em 15 de Abril de 1889, leproso, em sofrimento.


Pelo meio fica a sua enorme dedicação às paróquias que lhe foram confiadas, em Puna, em Kohala e em Molokai, a edificação de igrejas, de orfanatos. Com ele, o testemunho do Padre Modesto, sempre atencioso e pronto a enviar ferramentas, madeira, cimento..., Monsenhor Maigret, Bispo do Pacífico, sempre tão delicado e preocupado com os leprosos, filhos de Deus, e, por fim, o Ir. José, o Ir. Jaime, e Pe. Conrardy, que nunca deixaram de estar por perto, especialmente na agonia que se aproximava, trabalhando, comendo e rezando juntos, e também o padre Wendelino.
Veja ainda como alguns dos inimigos, por inveja e ciúme, acabaram por perceber a generosidade genuína de Damião. Muitos Calvinistas, cristãos protestantes, também se converteram ao catolicismo.

PIERRE CRODYS, Padre Damião. Um Coração de Ouro. Paulinas: Junho 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário