quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Aprender na escola de Santa Eufémia.

       Neste terceiro dia da novena, em honra de Santa Eufémia, queremos aprender com ela, na sua escola de valores e de virtude.
       O manto que Eufémia traja em muitas das imagens, é o manto de estudante daquela época. Sendo de uma família abastada, nobre, tem possibilidade de estudar, de ter professores/educadores. A escola de Eufémia não são apenas os livros e os mestres académicos, é a família, é o ambiente, é o testemunho dos mártires. A mãe e o pai testemunham os valores cristãos e enxertam-na na vida cristã.
       O ambiente dá-lhe possibilidades de se guiar com determinação na vivência da sua fé. A firmeza com que muitos cristãos sobre maus-tratos, injúrias, torturas, e a morte, asseguram-lhe a autenticidade da fé em Cristo Jesus.
       "Deixemo-nos instruir na escola de Santa Eufémia e também nós saibamos, com a voz e com a vida, transmitir aos outros a firmeza e a alegria da nossa fé. Santa Eufémia nos coloque sob o seu manto de pureza, de sabedoria, de fortaleza, e que da sua escola de virtudes nos guie a Jesus, nosso Mestre e Senhor" (Santa Eufémia, Virgem e Mártir. Pinheiros 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário