terça-feira, 1 de setembro de 2009

Santa Beatriz da Silva

Nasceu em Campo Maior, no ano de 1437, filha de pais portugueses, Dr. Rui Gomes da Silva, Alcaide Mor da vila de Campo Maior e Ouguela e de Dona Isabel de Menezes, que por sua vez era filha de D. Pedro de Menezes, Governador da Praça de Ceuta, nessa altura pertencente à coroa dos reis de Portugal. Era uma família cristã, da primeira nobreza, aparentados com a família real. A família teve onze filhos. Em 1447, como Dama de Honor da Infanta D. Isabel de Portugal, passou a integrar as Cortes de Castela. Para viver mais profundamente a sua fé, retirou-se da corte para o mosteiro de Toledo, onde esteve mais de 30 anos.
Em 1484, fundou o Instituto que mais tarde viria a assumir o nome de Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionitas), aprovado pelo Papa Inocêncio VIII, em 1489. Pouco depois da sua profissão religiosa, em 9 de Agosto de 1492, em Toledo, morreu com a fama de santidade. Foi canonizada em 3 de Outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI.

Fonte privilegiada: Ordem da Imaculada Conceição. Santa Beatriz da Silva.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela presença de Santa Beatriz no seu blog. È uma honr para Portugal e para os Portugueses conhecer a sus única Santa Portuguesa canonizada até aos nossos dias.

    No entanto aconselho que veja a nossa página na web: www.santabeatrizdasilva.com. Aí poderá ver algumas actualizações, tal como o local do seu nascimento.

    Rezaremos por si e por suas paróquias e pedimos que tambem se lembre de nós.

    As Irmãs Concepcionistas

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o contributo positivo para correcção da biografia de Santa Beatriz da Silva, tendo também em conta a ligação estreita à Imaculada Conceição, Padroeira da nossa paróquia de Tabuaço.
    Votos de saúde, paz e bem.

    ResponderEliminar