sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Beleza da Vida

Em toda a nossa vida, as mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio do olhar, por isso a deficiência auditiva não é algo que interfira no processo de ensino aprendizagem. Mas algo que devemos conhecer para crescer enquanto profissionais da educação.

Não há nada como os sonhos para criar o futuro, e já que podemos sonhar por que não sonhar com uma inclusão de qualidade onde o ensino público seja realmente inclusivo e de qualidade, ou seja, saia do sonho para se tornar real.

A vontade humana é que faz a diferença entre o possível e o impossível. Mais uma vez retomo os surdos para dizer que os verdadeiros sentimentos se manifestam mais por actos que por palavras.

No entanto, sabemos que o mundo é extremamente visual, mas às vezes é preciso parar e olhar para longe, para podermos enxergar o que está adiante de nós, pois saber ver é, principalmente, saber sentir o que se olha.

Esta mensagem escrevi pensando em meu filho, pois a “deficiência” não está só para quem nasce com ela, ela pode vir para qualquer um de nós, e quando ela chegar temos que estar preparados para ela.

Precisamos viver com as diferenças para aprender mais sobre nós mesmos. E se no trabalho se cansou. Pare! Não importa onde você parou, em que momento da vida você se cansou. Recomeçar é dar uma nova oportunidade a si mesmo, é renovar os sonhos, a esperança e, principalmente, o amor, acreditando em você de novo e juntos quebrarmos as barreiras do preconceito.

Tudo isso é para dizer que a felicidade não está em viver, mas em saber viver, pois não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive. E viver? Viver é estar junto das pessoas que amamos e buscar o amor das outras pessoas, pois assim estaremos cumprindo com um dos mandamentos da lei de Deus. Dessa forma teremos inclusão não só nas escolas, mas na sociedade como um todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário