"Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas" (Mt 6, 7-15).
A oração mais conhecida e mais sublime dos cristãos é, sem dúvida, a oração do PAI-NOSSO. É também a única oração que Jesus ensina aos seus discípulos. Jesus começa por dizer que para rezar a Deus não é preciso o uso de muitas palavras e sobretudo se estas não brotarem do coração mas apenas nos lábios. Deus bem sabe o que precisamos.
A oração do Pai-nosso, rezada com verdade, conduz-nos ao essencial da mensagem de Jesus Cristo. Deus é Pai. É Pai de todos. Todos somos irmãos. Temos o mesmo Pai, o mesmo Deus. Se o reino de Deus se realizar em nós, será um reino de justiça, de paz, solidário, na partilha e na comunhão, onde cada pessoa será rosto de Deus. Assimilar que Deus é Pai de todos leva-nos a um compromisso sincero com o nosso semelhante, procurando o bem, como expressão da caridade divina.
Sem comentários:
Enviar um comentário