terça-feira, 9 de novembro de 2010

A alegria da vocação e a graça do mistério

Semana dos Seminários:

Seminário, comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério.

Samuel repousava no templo do Senhor.
       A lâmpada do Deus não se tinha apagado. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu:
       - Eis-me aqui.
       Samuel pensou que a voz insistente que o chamava no silêncio e no segredo da noite era a voz do sacerdote Eli. Quando compreendeu que era o Senhor, respondeu:
       - Fala, Senhor; o teu servo escuta (1 Sam 3, 1-21).

Jeremias vivia em Israel ao tempo da deportação e do exílio dos habitantes de Jerusalém.
       Ele diz-nos como Deus o chamou, consagrou e enviou, como profeta em tempo difícil. Jeremias não escondeu o seu temor nem calou as suas dificuldades:
       - Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem.
       Respondeu-lhe o Senhor:
       - Irás onde eu te enviar. Não tenhas medo, Jeremias. Eu estou contigo (Jer 1, 1-19).

Maria habitava em Nazaré.
       Diante do mensageiro de Deus que lhe anuncia que ela ia ser a Mãe de Jesus, Maria interroga-se:
       - Como pode ser isso?”. O Anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti. Por isso Aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus”.
Maria disse então: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Luc 1, 34-38).

Jesus estava em Cafarnaum
       Tinha passado a vigília da noite em oração. Caminhava, nessa manhã, ao longo do Mar da Galileia. Viu homens ocupados e preocupados com a faina da pesca e disse-lhes: “Vinde e segui-me. Farei de vós, pescadores de homens”. E eles deixaram as redes, imediatamente, e seguiram-no (Mt 4, 18-20).

João, depois do baptismo de Jesus, permanecera na margem além do Jordão.
       Ao ver passar Jesus, disse aos discípulos que estavam com ele:
       - Eis o Cordeiro de Deus.
       Os discípulos de João ouviram, compreenderam e seguiram Jesus. Jesus voltou-se para eles e disse-lhes:
       Que buscais?
       - Mestre, onde moras? - perguntaram eles.
       - Vinde ver, respondeu-lhes Jesus.
       Eles foram, viram e permaneceram” (Jo 1, 38-40).

Saulo tinha recebido ordens para perseguir os cristãos que viviam em Damasco, na Jordânia.
       Fez-se ao caminho com decisão e determinação. Era um israelita, descendente de Abraão, convicto e honesto. Subitamente uma inesperada visão interrompeu-lhe o caminho. Cegaram-se-lhe os olhos, mas o coração permaneceu vivo e atento ao diálogo que naquela hora nasceu:
       - Saulo, Saulo porque me persegues?
       - Quem és tu, Senhor?
       - Eu sou aquele a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer( Act 9, 4-9).

Fonte: da Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário