segunda-feira, 11 de abril de 2016

Paróquia de Tabuaço: Festa de São Vicente Ferrer

      São Vicente Ferrer acompanha os inícios do povoado de Tabuaço, venerando-se desde o século XV ou XVI, havendo perto da localização atual uma ermida em sua honra, à volta da qual a povoação foi crescendo.
        Na Capela existem, depois das obras de recuperação, quatro imagens: São Vicente, Santa Frebena, São Paulo, Apóstolo, e Santa Maria (Romana).
        A imagem de São Vicente representa-o com o traje dominicano. Na imagem original, teria asas, sendo visíveis dois buracos na parte superior das costas, onde estariam incrustadas as duas asas que entretanto desapareceram, por ser apelidado de “anjo do apocalipse”. Sentado aos pés, a judia que ele ressuscitou e que se converteu ao cristianismo.
       Nos últimos anos temos festejado a memória litúrgica de São Vicente, desde que não caia na Semana Santa ou na Páscoa, como foi no ano anterior. Este ano teve dois momentos: no dia 5 de abril, o dia da memória litúrgica, a celebração da Eucaristia, animada pelo Grupo Coral, e no dia 9 de abril, promovida por um grupo de pessoas ligadas a São Vicente, com Procissão em sua honra, da Capela para a Igreja e da Igreja para a Capela, integrando-se na Eucaristia vespertina com as crianças e adolescentes da Catequese. No final, o habitual convívio de comes e bebes e um momento musical.
Algumas fotos das Eucaristias, no dia 5 e no dia 9, e da Procissão:

Para as restantes fotos que temos disponíveis,
visitar a página da Paróquia de Tabuaço no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário