quinta-feira, 7 de abril de 2016

Paróquia de Tabuaço - Semana Santa 2016

       A Páscoa e o tempo que a precede e prepara é dos momentos mais significativos e mais importantes nas comunidades cristãs. Cada ano as diferentes celebrações nos fazem envolver no mistério de Cristo, com a Sua Paixão, Morte e Ressurreição.
       Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a vivência da Quaresma passou pela Caminhada proposta para o Arciprestado de Moimenta, Sernancelhe e Tabuaço, assinalando cada domingo com uma Obra de Misericórdia e com um gesto, em conformidade com o Evangelho do dia.
       A Semana Santa concentra as maiores atenções, pois é a Semana Maior da nossa fé cristã.
       No Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, dois momentos importantes, a celebração da Eucaristia, com a leitura do Evangelho da Paixão, precedida da bênção dos Ramos, na Capela de Santa Bárbara, e da Procissão até à Igreja Paroquial.
       À noite, a celebração da Via-sacra. Este ano, com a previsão do tempo frio e chuvoso, foi na Igreja Paroquial, com a participação dos vários grupos, catequese, jovens, acólitos, catequistas, conselho pastoral e conselho económico, grupo coral.
       Na quarta-feira da Semana Santa, o Dia do Perdão e da Misericórdia, com a Adoração do Santíssimo Sacramento, pelos vários grupos eclesiais: Catequistas, Movimento da Mensagem de Fátima, Apostolado de Oração, Guias e Escuteiros da Europa, Zeladoras, Grupo Coral, Conselho Económico, Grupo de Jovens e Acólitos. No final da tarde, as Confissões, encerrando com a celebração da Eucaristia.
       Na quinta-feira Santa, a cerimónia do Lava-pés, no dia em que se celebra a Ceia do Senhor e a Instituição da Eucaristia. Como habitualmente ao longo dos últimos anos, a celebração terminou com a trasladação do Santíssimo para a Capela de Santa Bárbara. Na sexta-feira, durante o dia, as pessoas, foram convidadas a passar na Capela para adoração do Santíssimo.
       À noite, a Adoração da Santa Cruz, com a leitura da Paixão do Senhor, com a Adoração da Santa Cruz e com a distribuição da comunhão. O Senhor Morto foi levado, em procissão para a Capela de Santa Bárbara, permanecendo aí durante o sábado Santo.
       O Sábado Santo, Sábado Aleluia, é o dia da Grande Vigília, a maior, em que se benze o Lume Novo, se acende o Círio Pascal, em que se renovam as promessas batismais, com a bênção da água para os batismos, onde se leem diversos textos do Antigo e do Novo Testamento, percorrendo a História da Salvação do Povo Eleito, que desemboca e se pleniza em Jesus Cristo, na Sua morte e ressurreição.

Para ver as fotos que temos disponíveis,
visitar, a página da Paróquia de Tabuaço no Facebook:
Veja também videoporama:

Sem comentários:

Enviar um comentário