terça-feira, 5 de abril de 2016

São Vicente Ferrer, Presbítero - 5 de abril de 2016

       1 – "Eu venho Senhor para fazer a Vossa vontade". Desta forma respondemos à palavra de Deus que nos é proposta para a celebração da memória litúrgica do santo dominicano, São Vicente Ferrer.
       Na paróquia de Tabuaço esta comemoração vem de longe, do século XV ou XVI, com a ereção de uma ermida em sua honra, tendo a população crescido em seu redor.
       São Vicente nasceu em Valencia, Espanha, em 1350. Entrou na Ordem dos Pregadores de São Domingos com 17 anos. Fez a sua profissão religiosa em 1368 e foi ordenado sacerdote em 1374. Numa época de grande turbulência na Europa – guerras, peste negra, fome, miséria – e na Igreja, com a simultaneidade de dois Papas, um em Roma e outro em Avinhão, São Vicente tornou-se um exímio pregador, desafiando à conversão, à penitência, para preparar a vinda de Jesus Cristo. As calamidades visualizavam, de algum modo, o que estava para vir. Muitas vezes desempenhava o papel de juiz de paz, intervindo para conciliar pessoas e resolver contendas.
       Mestre em teologia, Vicente coloca-se ao lado dos papas de Avinhão, mormente do Cardeal Pedro de Luna, eleito Papa, em 1384, como Bento XIII. Para que a unidade da Igreja seja viável conclui-se a necessidade da renúncia dos dois Papas. Vicente, que se tornara confessor de Pedro de Luna, incentiva-o a renunciar, acabando por lhe tirar o apoio. Com a renúncia dos dois Papas, foi eleito Martinho V, restabelecendo-se a desejada unidade da Igreja.
       2 – "Eu venho Senhor para fazer a Vossa vontade". São Vicente dispõe da sua vida para viver e anunciar Jesus Cristo. Não vacila diante das dificuldades. Percorre Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Inglaterra e Irlanda e muitas outras regiões, defendendo sempre a unidade da Igreja, o fim das guerras, o arrependimento e a penitência. Prega nas praças públicas, pois os fiéis que se aproximavam para o escutar não cabiam dentro das Igrejas ou das Catedrais. Para a imaginação popular é o pregador do fim do mundo, o Anjo do Apocalipse.
       Segundo os historiadores, São Vicente terá convertido, com as suas palavras e com o seu exemplo, 25.000 judeus e 8.000 muçulmanos. Um dos casos conhecidos é o de uma Senhora judia, rica e poderosa, que numa pregação, em Domingo de Ramos, em 1407, escarnecia da pregação, irrompendo furiosa por entre a multidão que não queria deixá-la passar. São Vicente interveio, dizendo que a deixassem passar e se afastassem do pórtico, que caiu sobre ela e a matou. Então São Vicente ordenou: "Mulher, em nome de Cristo, volta à vida!" A mulher ressuscitou! Depois disso, a senhora converteu-se ao cristianismo. Na escultura que possuímos de São Vicente, esta mulher está aos seus pés, em atitude de escuta e gratidão.
       São Vicente morreu no dia 5 de abril de 1419, na cidade de Vannes, Bretanha, na França, há 597 anos, com a fama de santidade. O processo de canonização iniciou no dia seguinte à sua morte. A Igreja reconheceu 873 milagres que foram atribuídos à sua intercessão. Foi canonizado em 1455, pelo Papa Calisto III.
       3 – "Eu venho Senhor para fazer a Vossa vontade". Não quisestes holocaustos nem sacrifícios, mas abriste-me os ouvidos. Então clamei: aqui estou, Senhor, para fazer a tua vontade. Proclamarei a Vossa justiça, não fecharei os meus lábios no meio da assembleia. O propósito de São Vicente é anunciar Jesus Cristo e levar todos a aderir ao Evangelho, convertendo-se. Como não lembrar as suas palavras: “Há mais proveito na Eucaristia que numa semana de jejum de pão e água”.
       No evangelho que escutámos ressoa a interpelação de Jesus à vigilância, pois está próximo o Reino de Deus. “Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater. Felizes aqueles servos, a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes… estai preparados, vós também, porque o Filho do Homem chegará na hora em que menos pensais”. A pregação de São Vicente em nada se distancia das palavras de Jesus Cristo. Também o Santo desafia à conversão e à vigilância pela proximidade da vinda de Cristo Senhor.
       São Paulo, na primeira leitura, na Carta a Timóteo, alerta para a apostasia de alguns e como alguns falsos profetas levarão à abjuração da fé cristã, dividindo a comunidade e diabolizando o casamento e alguns alimentos. Importa, sempre, em todas as circunstâncias, que cada um se mantenha firme na fé, na certeza que Deus santifica todas as coisas. Pela Palavra de Deus e pela oração, mantenhamo-nos fiéis a Jesus Cristo.
       A pregação de São Vicente sintoniza-se com a pregação do Apóstolo, exemplificando com a vida o que professa com a língua, lembrando-nos a urgência de nos voltarmos de todo o coração para Jesus Cristo, na prática do bem e da verdade, na procura da paz e da justiça, na vivência das obras de misericórdia.

Pe. Manuel Gonçalves

Textos para a Eucaristia: 1 Tim 4, 1-5; Sl 39 (40); Lc 12, 35-40

Sem comentários:

Enviar um comentário