terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sede submissos uns aos outros, em Cristo!

       Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres submetam-se aos maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da Igreja, seu Corpo, do qual é o Salvador. Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim também as mulheres se devem submeter em tudo aos maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. Ele quis santificá-la, purificando-a no baptismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem os maridos amar as suas mulheres, como os seus corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ninguém, de facto, odiou jamais o seu corpo, antes o alimenta e lhe presta cuidados, como Cristo à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e serão dois numa só carne. É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja. Portanto, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher respeite o marido (Ef 5, 21-33).
       Este texto de São Paulo tem sido usado por feministas e por machistas, como se a Palavra de Deus pudesse ser arma de arremesso contra alguém.
       Em primeiro lugar, a Palavra de Deus é escrita em palavras humanas, levando a identidade do autor sagrado e o contexto em que foi escrita. Não se pode dissociar a palavra escrita do autor e do tempo histórico, cultural e social.
       Mas atendendo ao texto, ainda assim, não é possível dizer que São Paulo despreza as mulheres em "benefício" dos homens. A palavra "submissão", no ambiente da epístola tem uma significado que é visível com a leitura de todo o texto: a vivência da caridade em todos os aspectos e dimensões da vida. Escravo ou homem livre, mulher ou homem, judeu ou grego, mais velho ou mais novo, todos devem viver ao jeito de Jesus Cristo. Ele libertou-nos para vivermos como filhos de Deus, filhos da Luz, para vivermos no caminho do bem, na caridade.
       A força das palavras de Paulo em relação às mulheres está presente também nas palavras dirigidas aos maridos. Mulheres submetei-vos aos maridos, como a Igreja se submete a Cristo. Maridos, amai as vossas esposas como ao vosso próprio corpo, como Cristo amou a Igreja, dando a vida por ela.
       São palavras exigentes tanto para a mulher como para o marido, como para todos os cristãos, viver como quem se dispõe a dar a vida, como Jesus Cristo. Quem ama "submete-se", ou melhor, faz tudo o que está ao seu alcance para proporcionar bem-estar, comodidade e felicidade à pessoa amada. É este o desafio de São Paulo para os casais mas também para cada crente, amar como Jesus nos amou.

Sem comentários:

Enviar um comentário