domingo, 5 de dezembro de 2010

II Domingo Tempo do Advento - 5/Dezembro

        1 – "Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». ... Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo".
       O tempo do Advento é, sem dúvida, ocasião para preparar a chegada de Jesus, o Deus que Se faz homem, que encarna para nos elevar para Deus, para nos reconduzir à morada do Altíssimo.
       João Baptista é uma das figuras principais do Advento. Reconhece-se como o Precursor, aquele que vem anunciar e preparar a chegada próxima do Reino de Deus, é a voz que anuncia a PALAVRA. O seu baptismo é de arrependimento, de perdão dos pecados, é um baptismo preparatório. Aquele que está para viver - o MESSIAS - baptizará com a força do Espírito Santo, não apenas no perdão dos pecados mas na concessão de uma vida nova.
       2 – Outra das figuras centrais deste tempo do Advento é Isaías. É citado, antes de mais, pelo próprio João Baptista, que se identifica com a mensagem do profeta, assumindo-se como a voz que clama no deserto. Por outro lado, Isaías é o profeta que faz uma caracterização mais extensa, mais clara e mais específica do Messias que está para vir e do tempo que chegará com Ele, o Emanuel, o Deus connosco.
       Vejamos a força das palavras presentes na primeira leitura deste domingo: "Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus. Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças rectas os humildes do povo... O lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora". 
       O Messias é marcado pela força do Espírito de Deus, e com Ele chegará um tempo de prosperidade, de justiça e de paz.

       3 – O desafio de João Baptista à conversão, à mudança de vida, ao arrependimento, à preparação para a chegada do Messias não foi apenas para aquele tempo específico da história, mas é para todos os tempos e para todos os povos. Preparamo-nos para a celebração festiva do NATAL, mas preparamo-nos constantemente para acolher Jesus na nossa vida e fazer com que a nossa vida seja Sua morada. 
       Como nos preparamos? De muitas formas, aprofundando a fé, traduzindo a Palavra de Deus em obras de caridade, assumindo gestos de partilha, de solidariedade, procurando viver harmoniosamente em família, em igreja, na sociedade.
       São Paulo, na segunda leitura que hoje nos é proposta, deixa-nos algumas recomendações concretas, depois da saudação: "O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus".
      A própria caracterização de Deus é já um desafio à paciência que se vive a partir do amor. E, nesta perspectiva, tratando-nos como irmãos em Cristo Jesus, para formarmos e sermos uma autêntica família de Deus.



Textos para a Eucaristia (ano A): Is 11,1-10; Rom 15,4-9; Mt 3,1-12

Sem comentários:

Enviar um comentário