segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Donde era o baptismo de João? Do Céu ou dos homens?

      Jesus respondeu-lhes: «Vou fazer-vos também uma pergunta e, se Me responderdes a ela, dir-vos-ei com que autoridade faço isto. Donde era o baptismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a deliberar, dizendo entre si: «Se respondermos que é do Céu, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E se respondermos que é dos homens, ficamos com receio da multidão, pois todos consideram João como profeta». E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto» (Mt 21, 23-27).
        A figura de João Batista não se pode desligar deste tempo de preparação para o Natal, o Advento. Precisamente porque João é a voz que prepara a chegada da Palavra, do Verbo feito carne, a chegada do Messias de Deus. Por sua vez, o Messias dá testemunho do Precursor. No evangelho proposto para hoje Jesus interroga os seus interlocutores sobre a origem do batismo de João, deixando entrever que algumas questões são apenas desculpas para fugir a compromissos...
       O desafio para nós cristãos não é encontrar questões que adiem o nosso compromisso, mas acolher com solicitude a Palavra de Deus, que é Jesus Cristo, levando-O para todos os caminhos da nossa vida, tornando-nos verdadeiramente discípulos missionárias. Aprendemos de Jesus, a viver, a amar, a agir com criatividade a favor dos outros, e testemunhamos o amor que nos habita.

Sem comentários:

Enviar um comentário