quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dois caminhos: a vida ou a morte?

       "Ponho hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Se cumprires os mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te proponho – amando o Senhor, teu Deus, seguindo os seus caminhos e observando a sua lei, os seus mandamentos e preceitos – viverás e multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra de que vais tomar posse... (Deut 30, 15-20)

       "Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?... (Lc 9, 22-25).

       No segundo dia da Quaresma, as leituras propostas para este dia põe-nos perante as escolhas que temos de fazer, para sermos felizes e para deixarmos uma marca positiva neste mundo em que vivemos.
       Claramente na leitura do Deuteronómio, a opção entre a vida e a morte. A vida: seguir os mandamentos do Senhor, fazer o bem, amar o Senhor de todo o coração. A morte: centrar a vida em si mesmo... O Evangelho vem no mesmo seguimento: quem quiser salvar a vida tem que gastá-la a favor dos outros. Se a guarda para si, perde-a.

Sem comentários:

Enviar um comentário