A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a cada 31 de Maio (desde 1988) o Dia Mundial sem Tabaco. Uma iniciativa que visa recordar-nos a todos dos malefícios que o tabaco pode provocar.
Este ano o público alvo são as mulheres.
Um quinto dos mais de mil milhões de fumadores no mundo são mulheres, um vício que está a crescer entre o público feminino e que a Organização Mundial da Saúde atribui às estratégias utilizadas pela indústria do tabaco.
A indústria tem desenvolvido campanhas específicas para atrair as mulheres, associando estes produtos aos conceitos de independência, sofisticação, "glamour", magreza, elegância e sucesso, e ignorando os malefícios associados ao consumo de tabaco.
"O tabaco é a causa de morte de mais de meio milhão de mulheres em cada ano. Em alguns países, o cancro do pulmão já ultrapassou o cancro da mama como a principal causa de morte por cancro das mulheres", afirma Joana Amado, médica do Serviço de Pneumologia do Hospital Pedro Hispano/ULSM, explicando que ao contrário do que está a acontecer com os homens fumadores, em que a tendência é para estabilizar ou até diminuir, no caso das mulheres o número continua a aumentar. Daí este alerta que é mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário