terça-feira, 20 de março de 2018

VL – Oito lições dos Magos ao encontro de Jesus

A adoração dos Magos (Mt 2, 1-12), faz-nos reconhecer que Jesus é Rei (ouro), Deus (incenso), e Homem (mirra). Os Magos ajudam-nos a encontrar Jesus. Refere o Papa Francisco que Magos nos levam a abandonar a indiferença dos sacerdotes e escribas e o medo de Herodes e a pôr-nos a caminho.

1.ª Lição: Não viver mergulhado sobre si mesmo, fixar o olhar, o coração e a vida no Céu, onde Se encontra Deus. É como andar de bicicleta, quem olha demasiado para as rodas acabará por cair ou embater em algum obstáculo.
2.ª Lição: Não basta saber coisas acerca de Jesus, é necessário pôr-se a caminho. «Para encontrar Jesus, é preciso entrar em ação, pôr-se a caminho, sempre e sem cessar. Para encontrar o Menino, é preciso arriscar: descobrindo a sua ternura e o seu amor nós nos encontramos» (Papa Francisco).
3.ª Lição: Não desistir diante dos obstáculos. Nunca desistir, pois Deus não desiste de nós. Ama-nos como Pai e ainda mais Mãe (João Paulo I). Chegados à cidade de Jerusalém há outras luzes que ofuscam a Luz que vem do Céu. Porém, os Magos não desistem, perguntam, informam-se, partem para encontrar e adorar Jesus. Resistir, insistir e persistir diante das trevas, das dificuldades, das dúvidas.
4.ª Lição: A alegria do encontro com Jesus. Com efeito, quando a estrela «parou sobre o lugar onde estava o Menino, sentiram grande alegria». A alegria é um termómetro para o encontro com Jesus. Como não lembrar a alegria no encontro de Maria e Isabel e o júbilo de João Batista no seio materno?!
5.ª Lição: Adoração e reconhecimento que só Deus é Deus. Reconhecer que Aquele Menino é Deus e n’Ele Se revela em plenitude o amor de Deus para connosco, ao fazer-Se igual a nós, comprometer-nos-á como iguais, como irmãos que caminham na mesma direção, sob o mesmo olhar e a mesma bênção.
6.ª Lição: Os Magos ofereceram o melhor que possuem: ouro, incenso e mirra. Ofereçamo-nos a nós mesmos a favor dos irmãos.
7.ª Lição: A conversão e mudança de vida são uma constante na vida do cristão. A alegria do encontro dos Magos com Jesus prostra-os em adoração, mas regressam às suas terras por outro caminho. Há que rasgar novos horizontes, novas vias, estradas e avenidas!
8.ª Lição: A vinda de Jesus ao mundo é para todos. Para os que estão perto e para os que estão longe! O desafio papal em colocar a Igreja em saída, indo às periferias (não apenas geográficas, mas sobretudo) existenciais recorda-nos que Jesus veio para todos e a todos deve ser anunciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário