Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, fez um estudo inédito da expressão e linguagens faciais do Papa Bento XVI.
Segundo Freitas-Magalhães, director do laboratório da Faculdade de Ciências da Saúde, e especialista em expressão facial da emoção, "os movimentos e linguagens faciais do Papa Bento XVI são simétricos e articulados com o discurso verbal e contexto nos quais são produzidos e exibidos".
Ou seja, o Sumo Pontífice exibe uma expressão facial "congruente, consistente e verdadeira".
O estudo inédito da expressão e linguagens faciais do Papa Bento XVI, que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, iniciou-se quando foi eleito pelo conclave de cardeais, em 2005, e faz parte do projecto científico "A neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas".
O presidente norte-americano, Barack Obama, foi o primeiro a ser objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele programa, seguindo-se o chefe de estado português, Cavaco Silva.
Freitas-Magalhães vai apresentar os resultados sobre o estudo da expressividade da face do Papa Bento XVI durante a conferência "Os Vestígios Emocionais do Cérebro na Face Humana: O Efeito da Idade", a 20 de Maio, na Universidade Católica, em Braga.
Notícia: JN (Jornal de Notícias).
Sem comentários:
Enviar um comentário