terça-feira, 16 de março de 2010

Jesus cura em dia de Sábado

       Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: «Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga». Mas ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Perguntaram-lhe então: «Quem é que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior». O homem foi então dizer aos judeus que era Jesus quem o tinha curado. Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus, por fazer isto num dia de sábado (Jo 5, 1-3a.5-16).
       Junto à psicina de Betsatá, em Jerusalém, um grande número de enfermos. A água tem poderes curativos nos momentos em que é "agitada". Está ali também um paralítico mas que não tem ninguém que o ajude a ir à piscina em primeiro lugar. Jesus vê-o, cura-o. Era Sábado, o dia de descanso dos judeus.
       A contestação a Jesus faz-se abertamente. Para alguns é mais importante o Sábado do que as pessoas, o cumprimento escrupuloso da lei, do que a atenção e cuidados ao semelhante. Jesus diz-lhes com este gesto que o importante é o bem que se faz, independentemente da hora ou do dia... Por outros palavras, o respeito pelo dia de Sábado (ou Domingo) não deve servir de desculpa para se deixar de fazer o bem e atender ao próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário