quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Mandamentos guiam-nos para a Vida

       "Agora, Israel, escuta os preceitos que vos dou a conhecer e põe-nos em prática, para que vivais e entreis na posse da terra que vos dá o Senhor, Deus dos vossos pais. Ensinei-vos estas leis e preceitos, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenara, a fim de os praticardes na terra de que ides tomar posse" (Deut 4, 1.5-9).

       Disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra" (Mt 5, 17-19).

       As leis do Senhor são sabedoria para guiarmos a nossa vida. Cumprir os preceitos de Deus coloca-nos no caminho da vida. Sempre que o povo transgride as leis do Senhor e se afasta dos Seus caminhos, entra em conflito e destriuição, exposto às invejas interiores e aos ataques estrangeiros. Cumprir os Mandamentos dá-nos a certeza de estarmos no caminho certo.
       Jesus - diante dalguns que pensariam que Ele vinha revogar a Lei de Moisés para introduzir novas leis - diz claramente que não vem destruir a Lei, porque é inspirada por Deus, mas vem para a levar à plenitude. E a plenitude, como se acentua neste tempo de Quaresma e na Páscoa, é a caridade, o dar a vida pelo outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário