sexta-feira, 26 de março de 2010

NY Times, o Papa e uma parte da verdade

       O NY Times do dia 24 de Março publica uma notícia com o título "Vaticano negou-se a expulsar padre que abusou de rapazes".
       Em resumo, o artigo reproduz a trágica história de Lawrence C. Murphy que terá abusado de 200 rapazes surdos num Colégio na Diocese de Milwaukee, onde trabalhou entre 1950 e 1974. As primeiras acusações de abusos contra L. Murphy surgiram a partir de 1974 e todas elas foram arquivadas pelo tribunal civil.
       Da documentação reproduzida pelo NY Times, fica provado que, os únicos a preocuparem-se com as vítimas foram as autoridades diocesanas, que afastaram Murphy de cargos e até o mudaram de Diocese (de Milwaukee passou à Diocese de Superior), onde o único encargo que tinha era ajudar o Pároco da zona onde passou a residir. 
       Desde 1974 até 1996, a Diocese de Milwaukee abriu vários expedientes processuais canónicos tendo em vista a gravidade dos acontecimentos, com a finalidade de o obrigar a obter a dispensa das obrigações do estado clerical. É no âmbito destes processos judiciais canónicos que surge um dado novo: algumas tentativas de abuso por parte de Murphy terão sido feitas durante a confissão. Uma vez que este delito está na esfera da competência da Congregação para a Doutrina da Fé, em 1996 (ou seja, 22 anos depois de Murphy ter sido afastado do trabalho com crianças e já depois das autoridades civis se terem desinteressado do seu caso, arquivando os processos de denúncia), o Bispo de Milwaukee escreve para a Congregação presidida na altura pelo Card. Ratzinger a pedir esclarecimentos sobre se a competência para julgar o P. Murphy é da Congregação para a Doutrina da Fé ou é da Diocese americana. É neste contexto que o Vaticano tem conhecimento do processo e do caso do P. Murphy.
       O título do NY Times rapidamente passou de "Vaticano negou-se a expulsar padre que abusou de rapazes" a "Bento XVI terá encoberto padre norte-americano". No entanto, mais uma vez, a tentativa de implicar o actual Papa no encobrimento de casos de abusos de menores torna a falir.

Mais informações:
El Papa y los abusos: la fiebre amarilla de "The New York Times", en La Iglesia en la prensa
Papa não encobriu caso Murphy, in Zenit
Prete pedofilo in Usa, ecco come è andata veramente, in Avvenire

Postado a partir de Ubi Caritas.

1 comentário:

  1. A campanha é insidiosa, persistente e maldosa.

    Dá a nitida impressão que a Igreja é o último bastião que impede ainda que o descalabro da sociedade com valores aconteça.

    E mais uma vez o Espírito Santo colocou o homem certo, no momento certo à fente da Igreja, tal é a sanha com que pretendem destruí-lo.

    Não nos enganemos, pois isto é uma acção concertada em que alguns entram ingenuamente e infelizmente até alguns dentro da Igreja, que dão cobertura a estas notícias, como se delas se pudesse tirar alguma critica construtiva.

    Contra isto, para além da nossa permanente denúncia da falsidade das notícias, o nosso testemunho cristão e católico e as nossas permanentes orações pela Igreja, pelo Papa, pelos Bispos, pelos Sacerdotes e também obviamente pelas vitimas que realmente existiram e existem.

    Esta é uma Igreja de pecadores, por isso Jesus Cristo está sempre com Ela, porque foi para os pecadores que Ele veio.

    Que Deus nos auxilie, ensine a perdoar, ensine a melhorar, ensine a testemunhar o Seu infinito amor aos homens deste tempo.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar