segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dois Irmãos...

       Uma lenda hebraica diz que dois irmãos agricultores moravam ao lado um do outro, em Jerusalém. Um era casado, o outro solteiro. Trabalhavam exactamente o mesmo e dividiam ao meio o resultado da colheita.
        Uma noite, na altura da colheita, o solteiro pensou: "Não é justo dividir a colheita ao meio, porque o meu irmão tem mais bocas para alimentar do que eu. Vou levar, todas as noites, e sem ele saber, um saco de trigo para o celeiro dele". E assim fez.
        Entretanto, nessa mesma altura, quando desfrutava do convívio da sua família, o irmão casado pensou:
        - "Não é justo repartir igualmente o produto da colheita. Eu tenho uma família, filhos para me ajudarem quando for velho e o meu irmão não tem ninguém. Vou levar sem ele saber, todas as noites, um dos meus sacos de trigo para o seu celeiro".
        Na manhã seguinte, ambos os irmãos sacudiam a cabeça sem entender nada ao contarem os seus sacos de cereal. Embora tivessem dado um saco, tinham o mesmo número no celeiro. A mesma coisa aconteceu durante vários dias.
        Então, certa noite, o irmão solteiro atrasou-se um pouco e o irmão casado estava um pouquinho adiantado. Encontraram-se ambos a meio caminho para os celeiros. Entenderam então a razão por que a contagem dos sacos era sempre a mesma. Colocaram os sacos no chão e começaram a rir.
        A lenda também diz que foi naquele local que Salomão mandou construir o seu templo.
        O mais importante desta lenda é que ela ilustra a verdade de que O AMOR COMPENSA. 

Mónica Aleixo, in Voz Jovem, Março 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário