O Papa lamentou a falta de unidade entre os cristãos, pedindo a todos que façam um “exame de consciência” para avaliarem a sua responsabilidade neste facto.
“Nesta hora, o Senhor interpela-nos: vives tu, através da fé, em comunhão comigo e, deste modo, em comunhão com Deus? Ou não estarás porventura a viver mais para ti mesmo, afastando-te assim da fé? E, por isto, não serás talvez culpado da divisão que obscurece a minha missão no mundo, que fecha aos homens o acesso ao amor de Deus?”, perguntou.
Bento XVI presidiu esta Quinta-feira, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, à celebração da Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés e um gesto de solidariedade em favor da Igreja no Haiti.
“Quando meditarmos na Paixão do Senhor, devemos também sentir a dor de Jesus pela facto de nos encontrarmos em contraste com a sua oração, de fazermos resistência ao seu amor; de nos opormos à unidade, que deve ser para o mundo testemunho da sua missão”, explicou, na sua homilia.
Após a homilia, o Papa procedeu ao rito do lava-pés a doze padres da Diocese de Roma, "um gesto de humildade" que reassume "o serviço redentor de Jesus para a humanidade, que precisa de purificação".
O dinheiro recolhido junto dos fiéis nesta celebração foi entregue a Bento XVI, que o encaminhará para a reconstrução do seminário de Porta-au-Prince, capital do Haiti.
Notícia: Agência Ecclesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário