sexta-feira, 9 de abril de 2010

Livro da Verdade 3: A Sagrada Escritura

Livros Históricos

Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Estes livros relatam a história do povo desde a conquista da terra prometida (sec. XIII) até ao exílio na Babilónia (586- 538 a.C.). Este conjunto histórico é um grande “evangelho”, um anúncio que procura suscitar conversão e esperança.

1 e 2 Crónicas, Esdras e Neemias. Abarcam o tempo do pós-exílio Babilónico até meados do séc. III a.C. Temos aqui um grande conjunto narrativo, que vai desde Adão até á organização da comunidade judaica depois do exílio na Babilónia (por volta de 400 a.C.).

Tobias, Judite, Ester. Estes livros são novelas ou romances, não reflectem acontecimentos históricos, a sua intenção é a de servir de modelo para analisar a vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente as enfrentadas pelos judeus fora da sua terra.

1 e 2 Macabeus. Os dois livros dos Macabeus apresentam os acontecimentos que se desenvolveram entre 175 e 134 a.C. Relatam a resistência heróica de um grupo de judeus perante a dominação estrangeira que ameaça destruir a identidade cultural e religiosa da comunidade judaica.

Livros Sapienciais


“Sapienciais” é nome dado a cinco livros: Provérbios, Job, Eclesiastes, Eclesiástico e Sabedoria. A estes são acrescentados dois livros poéticos: Salmos e Cântico dos Cânticos. Estes livros trazem o convite para também hoje darmos atenção á nossa vida quotidiana a fim de aprendermos a articular a nossa experiência de vida e da história em busca do caminho da realização e da felicidade.


Livros Proféticos

A literatura profética é tradicionalmente dividida em profetas maiores e profetas menores. Não é pelo facto de uns serem mais importantes que outros, mas simplesmente pela extensão dos seus escritos.
Os Profetas maiores são quatro:Isaías, Jeremias, Exequiel e Daniel.Os Profetas menores são treze:Baruc, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias
Os livros proféticos testemunham a vida e actividade de homens que possuem fé profunda e vigorosa; homens que procuram levar o povo a um relacionamento sempre renovado e responsável com o Deus que julga e salva… (continua)


Clara Castro, 4º Ano da catequese, in Boletim Voz Jovem, Março 2010Veja a segunda parte deste artigo, aquie daí poderá encaminhar-se para a primeira parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário