terça-feira, 2 de março de 2010

O Livro da Verdade. A Sagrada Escritura

…(continuação)
Antigo Testamento
1º Livro: Génesis – que significa nascimento, origem.- Conta como começaram as coisas a existir.
“No princípio, Deus criou os céus e a terra …” (Gen 1,1)
Foi a criação do mundo e de tudo quanto existe…
2º Livro: Êxodo – que quer dizer saída. – De facto, neste livro conta-se a saída do povo de Deus do Egipto, onde era escravo. Conta como Deus apareceu a Moisés…
“Por isso, vai. Eu envio-te ao Faraó, para tirares do Egipto o Meu Povo, os Filhos de Israel…” (Ex 3, 10)
3º Livro: Levítico – provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo. – Aqui o povo recebeu de Deus as leis, de que precisava para fazer a vontade de Deus.
“…Ama o teu próximo como a ti mesmo…” (Lv 19,18)
4º Livro: Números – porque começam com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. – Para os hebreus, a saída do Egipto foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro, a caminhada transforma-se em majestosa marcha organizada de todo um povo.
“Fazei um recenseamento completo da comunidade dos filhos de Israel…” (Num 1,2)
5º Livro: Deuteronómio – que significa segunda lei. – Este livro procura transmitir um projecto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos.
“São estes os estatutos e normas que poreis em prática na terra cuja posse Javé…” (Dt 12-26)
Estes livros de que vos falo, chamam-se Pentateuco, que quer dizer cinco livros. Foram estes cinco os que o sacerdote Esdras apresentou ao povo pela primeira vez… (continua)

Clara Castro
4º ano de catequese (publicado no Voz Jovem de Fevereiro 2010), veja a primeira parte deste texto aqui!

2 comentários:

  1. Saúdo o P.e Manuel e todos os que dirigem este blog.
    Quero realçar a importância destes posts sobre a Bíblia. Bem feitos, concisos, simples.
    Realmente e infelizmente a ignorância dos muitos e muitos católicos sobre a Bíblia brada aos céus. E a PALAVRA é a base.
    Já fiz transcrição deles para um dos meus blogues. O que é bom e importante é para se dar a conhecer. Espero que continuem a falar da Bíblia assim, numa linguagem simples. Cá estarei para divulgar.
    Às vezes perdemos muito tempo - a começar por mim - com reflexões, textos e quejandos e damos tão pouca importância à PALAVRA!...
    Parabéns pelos textos. Em frente, amigos, pelos púlpitos da internet!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo.
    Agradeço, em meu nome e da equipa de autores que "tratam" deste blogue, a visita e o comentário. Desta forma nos sentimos mais estimulados a partilhar ideias, reflexões, textos, imagens, vídeos, enriquecendo-nos com os blogues do reverendo Pe. Carlos, que seguimos com muito agrado. Da política ao desporto, das problemáticas eclesiais às da sociedade hodierna, do lazer e do humor às causas e questões sérias da vida, da particularidade de Tarouca e Lamego à universalidade do mundo que chega através dos meios de comunicação social. Obrigado pelo seu entusiasmo, pela partilha e pelo estímulo.
    Também através da Internet podemos viver a comunhão fraterna.

    ResponderEliminar